Futebol

Venda do Newcastle pode gerar crise na relação entre Inglaterra e Qatar

Nos bastidores, clube inglês está confiante de que será comprado por fundo de investimentos saudita

Venda do Newcastle pode gerar crise na relação entre Inglaterra e Qatar

22 de abril de 2020

3 minutos de Leitura

A venda do Newcastle a um fundo de investimentos está se arrastando há algum tempo e agora ganhou um novo e preocupante capíitulo. A negociação pode gerar uma crise diplomática da Inglaterra, país de origem do clube, com o Qatar. O motivo é a BeIN Sports, de origem qatari e uma das principais emissoras esportivas da Europa, ter enviado uma carta à Premier League pedindo que a venda do Newcastle por £ 300 milhões seja proibida.

A BeIN alega que a compra será feita por um fundo ligado à Arábia Saudita e o canal tem acusado o governo saudita de pirataria, ou seja, de captar o sinal de transmissão de seus eventos e exibi-lo ilegalmente dentro do país, ferindo direitos e causando prejuízo para a empresa. A “luta” contra os árabes teve aval de diversas entidades ligadas ao esporte, inclusive a Fifa.

“O potencial adquirente do Newcastle causará enormes danos às receitas comerciais do próprio clube e da Premier League, com o legado do serviço ilegal continuando a causar impactos no futuro. Quando a temporada da Premier League recomeçar nos próximos meses, todo o conteúdo das emissoras da liga continuará disponível prontamente e ilegalmente por meio da funcionalidade dos decodificadores de streaming da BeoutQ, vendidos em quantidades significativas na Arábia Saudita e nos EUA, e também no Oriente Médio e no norte da África. Além disso, dado o efeito econômico enfraquecedor que o coronavírus está exercendo sobre a indústria do esporte, tudo isso acontece no momento em que os clubes de futebol precisam proteger ainda mais suas receitas de transmissão”, disse Yousef al-Obaidly, executivo-chefe da BeIN Sports, na carta enviada à Premier League.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a Premier League, juntamente com outros órgãos governamentais e detentores de direitos, já havia solicitado à operadora de satélite Arabsat que retirasse do ar a TV saudita BeoutQ por pirataria. A BeoutQ teria iniciado suas atividades de transmissão ilegal em 2017, ano em que a Arábia Saudita e o Qatar se envolveram em uma discussão política com diversas ramificações internacionais, inclusive o término das relações diplomáticas entre os dois países.

Nos bastidores, fontes que trabalham na negociação de compra e venda do Newcastle estão confiantes que tudo será concretizado. O clube inglês embasa o seu otimismo na aprovação da Premier League para a venda do Sheffield United a capitais sauditas no ano passado.

Compartilhe