Futebol

Amazon e Bundesliga fornecerão análise de jogos em tempo real

Novidades passarão a ser transmitidas para oferecer aos fãs informações mais profundas sobre o estilo das equipes

Amazon e Bundesliga fornecerão análise de jogos em tempo real

29 de maio de 2020

4 minutos de Leitura

A Bundesliga aproveitou o clássico entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique, realizado ontem (26), para lançar duas novas análises em tempo real como parte do Bundesliga Match Facts, fruto de sua parceria com a Amazon Web Services (AWS). São elas: Average PositionsxGoals.

Transmitido para mais de 200 países, as duas estatísticas passarão a ser transmitidas em tempo real para oferecer aos fãs informações mais profundas sobre o estilo de jogo pretendido por uma equipe, a partir de dados capturados no rastreamento da localização dos jogadores em campo, e na probabilidade de um atleta marcar um gol.

A liga aproveitará os serviços em nuvem da AWS, incluindo aprendizado de máquina e análise, para introduzir estatísticas adicionais durante todo o período do contrato. A aliança é pioneira no mundo do futebol ao fornecer a combinação de estatísticas em tempo real e análise de jogos em uma transmissão global ao vivo.

“Na Bundesliga, podemos usar essa tecnologia avançada da AWS, incluindo estatísticas e análises, para interpretar os dados e fornecer informações mais aprofundadas e melhor entendimento das decisões de frações de segundo em campo”, disse Andreas Heyden, vice-presidente executivo de inovações digitais do DFL Group.

“A AWS está ajudando a Bundesliga a melhorar a experiência de visualização de transmissão, fornecendo informações mais profundas sobre o jogo que não existia anteriormente. Com a AWS, a Bundesliga pode fornecer estatísticas em tempo real para prever jogadas e resultados futuros. Essas duas novas estatísticas são apenas o começo do que poderemos oferecer para os fãs de futebol, pois esperamos descobrir novas maneiras de educar, envolver e entreter os espectadores em todo o mundo”, completou Andy Isherwood, vice-presidente e diretor administrativo EMEA da AWS.

O Bundesliga Match Facts é gerado pela coleta de dados dos feeds de vídeo do jogo ao vivo que são transmitidos para a AWS para análise e, em seguida, são fornecidos de volta para transmitir os espectadores ao redor do mundo em tempo real como estatísticas. Ele tem como objetivo ajudar o público a entender a estratégia da equipe e a tomada de decisão dos jogadores.

Abaixo, os detalhes das duas novas estatísticas fornecidas pela Amazon:

Average positions (Posições médias): abre a possibilidade de ver o posicionamento dos jogadores de uma equipe em campo e obter informações sobre o estilo de jogo pretendido pela equipe. As Average positions fornecem novas informações com base em análises realizado nos dados capturados pelo rastreamento da localização média de um jogador no campo, que é exibida em tempo real. Este Bundesliga Match Fact permite que os espectadores identifiquem o momento atual em campo e entendam as mudanças táticas. A nova estatística ajudará a identificar se um time está se formando em um estilo de ataque ou defesa, pressionando o meio ou utilizando as laterais. Ao exibir a localização e a posição médias de cada jogador em tempo real, as Average positions ajudam os fãs a entender as mudanças táticas à medida que o jogo avança.

xGoals: por meio do Amazon SageMaker, um serviço totalmente gerenciado para criar, treinar e implantar modelos de aprendizado de máquina, a Bundesliga agora pode avaliar a probabilidade de um jogador marcar um gol ao arremessar de qualquer posição no campo. A probabilidade de gol é calculada em tempo real para cada chute, a fim de fornecer aos espectadores informações sobre a dificuldade de um chute e a probabilidade de um gol. Para calcular a precisão do xGoals, os modelos de aprendizado de máquina foram treinados analisando 40.000 chutes históricos a gol, além de uma variedade de recursos derivados de dados posicionais, incluindo distância ao gol, ângulo ao gol, velocidade do jogador, número de defensores na linha de tiro e cobertura do goleiro.

Compartilhe