Indústria

Ex-executivo da Disney é o novo CEO da TikTok

Kevin Mayer será também o diretor de operações da ByteDance, empresa chinesa e que é dona da plataforma

Ex-executivo da Disney é o novo CEO da TikTok

19 de maio de 2020

3 minutos de Leitura

Febre entre os jovens, o TikTok acaba de fazer um movimento estratégico dentro do mercado digital. A plataforma chinesa contratou Kevin Mayer, da divisão de streaming da Disney, responsável por lançar o serviço Disney+.

Além de CEO do TikTok, Mayer também será o diretor de operações da ByteDance, empresa chinesa e que é dona da rede social. Ele irá reportar diretamente ao fundador e presidente Yiming Shang.

Na Disney, além do Disney+, Mayer foi presidente das operações diretas ao consumidor e supervisionou todo o processo de lançamento, distribuição e aquisição de direitos da ESPN+. Formado em Engenharia Mecânica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Mestre em Ciências pela San Diego State University, além de ter um MBA pela Harvard Business School, ele ingressou na companhia em 1993 para desenvolver a estratégia de negócios da empresa em todo o mundo. Em março de 2018, Mayer foi nomeado presidente da Walt Disney Direct-to-Consumer & International, uma nova divisão de segmentos da multinacional, que engloba vários negócios de streaming, canais internacionais, vendas e distribuição de anúncios.

Em sua nova empreitada, o profissional será o responsável por supervisionar o rápido crescimento do TikTok e liderará uma variedade de funções operacionais  e de desenvolvimento global do ByteDance.

“Como um dos executivos de entretenimento mais talentosos do mundo, Kevin está incrivelmente bem posicionado para levar o portfólio de produtos da ByteDance para o próximo nível”, disse Yiming Zhang, diretor executivo da ByteDance.

 

“Eu estou animado de ter a oportunidade de se juntar ao incrível time da ByteDance. Como todo mundo, eu tenho me impressionado de ver a companhia construir algo incrivelmente raro com o TikTok – uma comunidade online criativa, positiva e global – e estou ansioso para ajudar a liderar a próxima fase da jornada da ByteDance conforme a empresa expande sua linha de produtos para todas as regiões do globo”, completou Mayer.

Nos últimos dois anos, o TikTok tornou-se rapidamente uma ferramenta fundamental de engajamento em mídias sociais para muitas entidades esportivas, principalmente no mercado americano e europeu. Ele permite aos usuários criar pequenos vídeos de 15 segundos com música tocando em segundo plano, teve um crescimento meteórico desde o lançamento na China em 2016, tornando-se ainda mais popular depois de ser disponibilizado nos EUA a partir do final de 2018 e principalmente agora, com a quarentena imposta pela pandemia do coronavírus.

Segundo dados publicados em abril pela plataforma de inteligência de marketing Sensor Tower, o TikTok foi baixado mais de 2 bilhões de vezes em todo o mundo na App Store e no Google Play. Apenas no primeiro trimestre de 2020, quando teve início a pandemia, o aplicativo foi o responsável pelo maior número de downloads de todos os tempos em um período tão curto: 315 milhões.

Hoje, a plataforma possui parcerias com a NBA e MLB, além de contar com forte atuação de clubes como Arsenal, Barcelona, Bayern de Munique e Liverpool. Entre os torneios, destaque para os trabalhos desenvolvidos por LaLiga e Ligue 1, que alcançou 1 milhão de seguidores.

 

Compartilhe