O México foi mais um país a cancelar a temporada de futebol no país. A iniciativa segue as ligas da Holanda, França e Argentina, além da segunda divisão de Portugal. Com o encerramento da Liga MX, a primeira divisão mexicana não terá campeão declarado no torneio Clausura em 2020.
Em solo mexicano, o calendário é parecido com o argentino, com a disputa dos torneios Apertura e Clausura, dois turnos diferentes e, por esse motivo, geram dois campeões. O Apertura havia sido vencido pelo Monterrey, enquanto o Clausura estava sendo disputado e não terá um vencedor. O cancelamento também vale para o futebol feminino.
“Nas últimas semanas, foram realizadas reuniões de trabalho permanentes e conversas com o Setor de Saúde do Governo Federal, que nos permitiria retomar o Torneio Clausura 2020 com total responsabilidade, sem colocar em risco nenhum membro da família de futebol do México (jogadores, organismos técnicos, gerentes, árbitros, fãs e a mídia). No entanto, o tempo da contingência em que vivemos causou crescentes restrições de programação, o que não nos permite manter o torneio sem colocar em risco os membros dessa grande família”, destacou a Liga MX, em um comunicado oficial.
Com relação à Liga dos Campeões da Concacaf, a classificação de momento será considerada. Para 2021, os clubes que ganharam as vagas diretas por meio do Clausura são Cruz Azul e León, por estarem em primeiro e segundo lugar na tabela, respectivamente. Além deles, Monterrey e América, campeão e vice do Apertura, respectivamente, também estão classificados para o torneio continental.
A Liga MX destacou que não sabe quando poderá iniciar o torneio Apertura que, tradicionalmente, começaria em meados de julho. A organização deixou claro que o aval virá do Setor de Saúde do Governo Federal e que as partidas serão disputadas com portões fechados até que haja condições de saúde suficientes para que os torcedores retornem às arquibancadas.
“É indiscutível que estamos enfrentando uma situação sem precedentes em nosso país, o que força a indústria do futebol no México a agir com absoluto bom senso e a responder com unidade às demandas que nos foram apresentadas”, finalizou.