A LaLiga repetiu, na China, a estratégia que tem ajudado a marca a crescer no mercado dos Estados Unidos. Foi oficializada, nesta sexta-feira (15), uma joint venture da liga espanhola com a Mediapro e a agência chinesa Super Sport Media, que vão passar a representá-la dentro da China.
A iniciativa é similar à que a LaLiga tem com a Relevent Sports nos EUA. Uma agência local que representa a liga no mercado e amplia a capacidade de geração de receita com esse trabalho. A meta dos espanhóis com o acordo é fazer a receita no mercado chinês sair dos € 9 milhões anuais com patrocínio que fatura hoje para cerca de € 30 milhões em seis anos.
A Super Sports Media, empresa líder em marketing e mídia esportiva na China, que atualmente é detentora exclusiva dos direitos de mídia de todos os direitos da LaLiga na China, distribuídos por sua plataforma OTT de propriedade majoritária iQIYI Sports e 18 canais de TV regionais no país. país.
O SFCM (sigla em inglês Companhia Espanhola de Comercialização e Marketing de Futebol) foi criado para aumentar os recursos de promoção e ativação da LaLiga China, que beneficiarão clubes e patrocinadores em nível local com pacotes de publicidade exclusivos, a organização do torneio eSports e a exploração de outros ativos relacionados à LaLiga.
“A LaLiga está se juntando a dois importantes parceiros nos negócios de patrocínio e licenciamento: Mediapro China e Super Sports Media, detentora dos direitos audiovisuais da LaLiga na China e AFC (Confederação Asiática de Futebol), entre outras coisas. Queremos continuar crescendo e inovando neste mercado, e trabalhar em conjunto com esses parceiros nos ajudará a fortalecer nossa estratégia e crescer em novas áreas”, disse Javier Tebas, presidente da LaLiga e membro do conselho da SFCM.
“A joint venture representa um passo importante na estratégia comercial da LaLiga na China. Mediapro e Super Sports Media tornam-se parte de nosso desenvolvimento no país, agregando experiência local e novos ativos com os quais esperamos expandir nosso pool de parceiros e licenciados na região”, disse Sergi Torrents, diretor da LaLiga na China e CEO da nova empresa.
A introdução de horários favoráveis para os países asiáticos, juntamente com um compromisso contínuo de aumentar a marca LaLiga e seus clubes no terreno, levou a China a se tornar um dos países mais importantes em termos de marketing de direitos audiovisuais e concessão de patrocínios e licenças. Tudo isso, junto com o notável crescimento dos perfis de mídia social da LaLiga em redes como Weibo, Douyin e Wechat, e o crescimento contínuo do público no país, fizeram com que a LaLiga se estabelecesse como uma das principais competições esportivas da China.