Indústria

O que vai acontecer com o Brasileirão?

A Séria A do futebol brasileiro se celebra desde 1959 e ao longo dos anos o filho mais velho da CBF tem mudado tanto de […]

O que vai acontecer com o Brasileirão?

27 de maio de 2020

3 minutos de Leitura

A Séria A do futebol brasileiro se celebra desde 1959 e ao longo dos anos o filho mais velho da CBF tem mudado tanto de nome quanto de sistema de disputa. Entre os nomes com que foi conhecido o torneio temos Taça Brasil, Taça Roberto Gomes Pedrosa, Taça de Prata, Campeonato Nacional de Clubes, Copa Brasil, taça de Ouro até chegar ao nome que tem atualmente e o que a maioria de nós conhece Campeonato Brasileiro.

No que respeita ao sistema de disputa, os três principais tem sido o mata-mata, o sistema misto e a modalidade de pontos corridos. O mais surpreendente é que em qualquer das três modalidades o campeão absoluto tem sido o Palmeiras com dez títulos brasileiros. Além do Palmeiras, outros clubes de diferentes cidades e estados tem conquistado o título mais duma vez, fato que faz do Brasileirão um campeonato altamente competitivo.

É bom lembrar a importância do Campeonato Brasileiro para o futebol, além de ser uma das ligas mais fortes do mundo, tanto dele quanto da Copa Brasil saem os representantes do país na Copa Libertadores de América, torneio onde os clubes do Brasil tem se titulado dezoito vezes, sendo a segunda liga mais ganhadora, a primeira é Primeira División Argentina.

O dinheiro do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro é a sexta liga mais valiosa do mundo com um valor de US$ 1,43 bilhão, e dois de seus clubes estão na lista dos clubes de futebol mais ricos do mundo. Entre os patrocinadores do campeonato estiveram Petrobras, Chevrolet e atualmente Assaí Atacadista, além dos patrocínios, os fornecedores de material desportivo também participam neste negócio, por exemplo, a Nike é o fornecedor oficial da bola do campeonato.

O outro fluxo de dinheiro da Série A são os contratos pelos direitos de exibição dos partidos do campeonato, atualmente os direitos pertencem exclusivamente a toda à rede do Grupo Globo, se se perguntam como é que isto gera dinheiro se o Globo tem a exclusividade dos direitos, a resposta é simples, na distribuição entre as suas emissoras como Sport TV e Premiere que tem o sistema de televisão por assinatura e pay-per-view, respetivamente; e mesmo se o Globo tem a exclusividade, cada ano deve pagar pela renovação do contrato e manter a concessão.

Quando vai ser o Brasileirão?  

A pandemia surpreendeu o Campeonato Paulista em sua décima jornada, o dia em que ficou detido e a espera da autorização das autoridades sanitárias para voltar. No caso do Brasileirão a bola nem sequer toucou o campo, pois o campeonato não tinha começado, lembremos que a temporada vai desde inícios de maio até inícios de dezembro.

A data em que os clubes retomarão atividades é incerta, consequente com a decisão da FIFA de paralisar as atividades desportivas e o brasileirão não está isento da decisão. Ainda agora se está a discutir o formato de classificação, as datas e mesmo mudar algumas regras do jogo só por esta temporada, especialmente nos países onde haverá jogos na época do verão.

No que respeita ao método de classificação o técnico do Palmeiras sugeriu a modalidade mata-mata para não sacrificar os campeonatos se as datas ficam muito justas, e já para o ano voltar à classificação por pontos corridos, que segundo ele, é a forma de campeonato mais justa e que dá valor a todos os jogos disputados.

Compartilhe