Indústria

Torcida inusitada: você bate palmas em casa e seu time ouve no estádio

Por conta da atual crise mundial, muitos eventos esportivos foram cancelados. Já aqueles que continuam à ativa, infelizmente não podem contar com a presença dos […]

Torcida inusitada: você bate palmas em casa e seu time ouve no estádio

25 de maio de 2020

4 minutos de Leitura

Por conta da atual crise mundial, muitos eventos esportivos foram cancelados. Já aqueles que continuam à ativa, infelizmente não podem contar com a presença dos torcedores, por conta da provável aglomeração e contaminação que podem causar. Devido a esse problema, os clubes de futebol estão tendo que se reinventar na busca de novas fontes de renda e meios de atrair os torcedores para manter a bola rolando.

Enquanto o futebol aqui no Brasil não retorna, os nossos clubes vêm inovando com jogos online, lançamentos de aplicativos e lojas virtuais para continuarem arrecadando capital. Lá fora, com alguns países já de volta aos gramados, os times se preocupam ainda mais com a torcida, ou melhor, com a falta dela.

Um exemplo de campeonato que foi paralisado devido à crise, mas que já retornou é o campeonato alemão Bundesliga, que voltou às suas atividades em maio. Já outros países têm campeonatos prestes a retornar também, como é o caso da Premier League (Campeonato de Futebol Inglês), que tem previsão de volta para o mês de junho. Por conta disso, os times da Premier League, precisaram buscar meios de remediar a falta de torcedores nos estádios, que costumavam deixar as arquibancadas lotadas.

Como a torcida vai poder apoiar o time à distância

 As partidas estão sendo realizadas à porta fechada, sem adeptos e euforias a que tanto nos fomos habituando, sempre presentes nos estádios. De forma a colmatar os atuais obstáculos, é possível que a Premier League utilize um aplicativo para smartphones e tablets, que possibilita aos torcedores apoiar os seus times favoritos, na segurança do próprio lar.

De acordo com o jornal Daily Mail, o app “myapplause”, desenvolvido pela empresa alemã hack-CARE, permite que os adeptos cliquem em umas das quatro opções de reação: assobiar, aplaudir, animar e cantar. Com um tempo de resposta de apenas 0,1 segundos, quase que instantaneamente, a interação do usuário será transmitida do aplicativo até chegar ao estádio. Desta forma é possível vibrar a cada jogada praticamente em tempo real. Com a tecnologia cada vez mais avançada e presente em nosso cotidiano, já é possível apoiar nosso time de coração mesmo sem sair de casa. Mas não só este aplicativo tem suscitado interesse com a volta do futebol. A busca da plataforma que compara sites de apostas esportivas ou a procura de apps com coberturas atualizadas, são também outras das inovações tecnológicas, que mais atraem os amantes do esporte.

O aplicativo também permitirá que os times configurem ruídos e sons, que funcionarão como uma simulação de torcida durante os jogos. Quanto mais intensa for a interação dos usuários, com as opções disponibilizadas pelo aplicativo, mais alto será o som produzido, assemelhando-se à atmosfera de uma torcida real nos estádios. De acordo com a empresa desenvolvedora, o app terá capacidade de suportar até um milhão de pessoas simultaneamente.

Quais os custos e quem irá usar o aplicativo

 Atualmente, o aplicativo não cobra aos clubes para utilizarem a tecnologia, porém, torcedores e fãs precisam pagar aproximadamente £1 (cerca de R$7) no início do download.

Com o aval do governo inglês para voltar em junho, os clubes da Premier League vêm mantendo contato com a empresa desenvolvedora. Segundo o Daily Mail, o representante da hack-CARE, Jurgen Kreuz, quer atrair outros times grandes. Possivelmente, o app será utilizado por grandes clubes ingleses como o Liverpool, já conhecido por sua torcida extremamente apaixonada. O Arsenal e Manchester City também já fizeram contato com a empresa desenvolvedora do aplicativo. Atualmente, dois clubes da Bundesliga já utilizaram a tecnologia, e, com o recente retorno dos jogos alemães, é muito provável que continue ganhando popularidade no mundo do futebol..

Compartilhe