O VAR terá uma nova função na volta do futebol na Espanha. Além de auxiliar árbitros e assistentes dentro de campo, a tecnologia será usada para identificar um jogador que tenha sido potencialmente contaminado pelo Covid-19.
De acordo com a agência Reuters e o espanhol Mundo Deportivo, que repercutem a novidade, caso algum jogador teste positivo para o vírus, as imagens do VAR serão utilizadas para identificar os outros atletas em campo que ficaram próximos do contaminado e que, por consequência, podem ter adquirido o coronavírus durante o jogo. A iniciativa faz parte de uma série de protocolos que foram enviados aos clubes e terão que ser seguidos na volta da LaLiga.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, (OMS), mais de 15 minutos de exposição acumulada significam um risco maior de contágio. No entanto, a LaLiga adotará o tempo de 5 minutos como limite. Se passar disso, o jogador em questão será reexaminado em caráter emergencial. Os jogadores terão ainda que higienizar as mãos antes e depois do aquecimento, usar máscaras e luvas antes de chegar ao estádio e aferir a temperatura na chegada ao local do jogo