A NBA anunciou a saída de um parceiro histórico e a entrada de outro patrocinador marcante do seu passado. Após 37 anos, a liga americana de basquete terá a Wilson como nova fornecedora de bolas da competição a partir da próxima temporada.
Em comunicado, a NBA e a Spalding anunciaram o fim da aliança após quatro décadas. No lugar entrará o primeiro fornecedor de bolas da liga e que curiosamente patrocinou os primeiros 37 anos da NBA.
“Esta parceria com a Wilson nos retorna às nossas raízes quando planejamos o futuro. Nós éramos parceiros há 37 temporadas, quando a Wilson fabricou as primeiras bolas de basquete oficiais da NBA, em 1946, e estamos ansiosos para ajudar a crescer ainda mais o basquete juntos”, disse Salvatore LaRocca, presidente de parcerias globais da NBA.
A Wilson desenvolverá, em parceria com os atletas e treinadores, as bolas oficiais da NBA, WNBA e G League, a liga de desenvolvimento. O couro usado atualmente na fabricação das bolas será mantido, algo que foi acordado contratualmente entre as partes.
Vale lembrar que em 2006 a Spalding quase perdeu o patrocínio da NBA ao colocar em jogo uma bola com material sintético. Após boicote dos próprios atletas, a liga passou a tornar obrigatório o uso de bolas de couro.
Com o acordo, a Wilson passa a deter a maioria dos contratos no basquete, já que também fornece as bolas da NCAA. No Brasil, a empresa está na Liga de Basquete Feminino.