Indústria

Contra o racismo e a discriminação, Mercedes terá carro preto na F1 em 2020

Escuderia alemã ratifica o seu compromisso público com a sociedade e ainda apoia seu principal piloto, o hexacampeão Lewis Hamilton

Contra o racismo e a discriminação, Mercedes terá carro preto na F1 em 2020

29 de junho de 2020

3 minutos de Leitura

A Mercedes confirmou nesta segunda-feira (29) que disputará a temporada de 2020 da Fórmula 1 com uma nova pintura. Para combater o racismo, a equipe alemã trocou o tradicional prata pelo preto em seu W11.

Com a atitude, a equipe alemã ratifica o seu compromisso público com a sociedade e ainda apoia seu principal piloto, o hexacampeão Lewis Hamilton, que é negro e um ativista antirracismo. Nas últimas semanas, o piloto foi uma das principais vozes do esporte mundial nos protestos contra a morte do americano George Floyd, que foi asfixiado por policiais brancos em Minneapolis, nos EUA. Hamilton, inclusive, lançou uma iniciativa em prol da diversidade racial no automobilismo.

“Nas últimas semanas, eventos em todo o mundo reforçaram a importância de continuar lutando contra o racismo e todas as formas de discriminação. Na Mercedes, sabemos que a força da nossa organização está na diversidade do nosso pessoal e estamos orgulhosos de poder usar uma de nossas plataformas globais mais importantes para sinalizar nosso compromisso com este princípio fundamental da nossa sociedade e nossos negócios”, declarou Markus Schaefer, membro do conselho de administração da Daimler AG e presidente não executivo da Mercedes-AMG Petronas F1.

“O racismo e a discriminação não têm lugar na nossa sociedade, esporte ou equipe: esta é uma crença central na Mercedes. Mas não basta ter as crenças e a mentalidade certas se permanecermos em silêncio. Desejamos usar nossa voz e nossa plataforma global para defender o respeito e a igualdade, e por isso a Flecha de Prata correrá de preto durante toda a temporada 2020 para mostrar nosso compromisso com uma maior diversidade dentro da nossa equipe e do nosso esporte”, afirmou Toto Wolff, CEO da Mercedes-AMG Petronas F1.

“É muito importante que aproveitemos esse momento e o utilizemos para nos educar, seja indivíduo, marca ou empresa, para fazer mudanças realmente significativas quando se trata de garantir igualdade e inclusão. Pessoalmente, experimentei racismo na minha vida e vi minha família e amigos experimentando racismo, e estou falando de coração quando apelo por uma mudança. Quando falei com Toto sobre minhas esperanças em relação ao que poderíamos alcançar como equipe, eu disse que era muito importante que nos mantivéssemos unidos. Gostaria de agradecer imensamente a Toto e à Mercedes por dedicarem tempo para ouvir, conversar e realmente entender minhas experiências e paixões, e por fazer esta importante declaração de que estamos dispostos a mudar e melhorar o negócio. Queremos construir um legado que vá além do esporte e, se pudermos ser os líderes e começar a construir mais diversidade em nosso próprio negócio, enviaremos uma mensagem muito forte e daremos aos outros a confiança necessária para iniciar um diálogo sobre como eles podem implementar as mudanças”, celebrou Lewis Hamilton.

A Fórmula 1 dará início a temporada 2020 no próximo dia 5 de julho com o Grande Prêmio da Áustria. O calendário provisório tem, até agora, oito provas definidas, com “rodadas duplas” na Áustria e Inglaterra.

Compartilhe