Futebol

Governo espanhol e LaLiga promoverão país como destino para esportes e turismo

A visibilidade internacional da liga espanhola ajudará a Espanha nesta nova iniciativa

Governo espanhol e LaLiga promoverão país como destino para esportes e turismo

15 de junho de 2020

4 minutos de Leitura

O governo espanhol, a LaLiga e a Confederação dos Empregadores e Indústrias da Espanha (CEOE) se uniram em uma tentativa de impulsionar e promover a Espanha como um destino seguro para o turismo e o esporte. Trata-se de uma campanha que terá visibilidade considerável, a nível nacional e internacional, nas 11 rodadas restantes da LaLiga Santander e LaLiga SmartBank .

É uma campanha conjunta do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo (via Turespaña), Ministério da Cultura e Esporte da Espanha (via CSD – Alto Conselho Espanhol do Esporte), Ministério da Saúde, CEOE e LaLiga para impulsionar as indústrias do turismo e do esporte, que são tão cruciais para a economia e sofreram nos últimos meses durante a pandemia do COVID-19.

A campanha “Esporte Seguro, Turismo Seguro”, com a hashtag #SpainAwaitsYou (A Espanha te espera, em tradução livre), foi apresentada na última quarta-feira, 10 de junho, na sede da LaLiga, na presença de Isabel Oliver, Secretária de Estado do Turismo; Irene Lozano, presidente da CSD; Javier Tebas, presidente da LaLiga (foto); Antonio Garamendi, presidente da CEOE; Manuel Muñiz, Secretário de Estado da Espanha; e Faustino Blanco, secretário geral do Ministério da Saúde.

A LaLiga possui uma plataforma de entretenimento que atinge mais de 2.7 bilhões de pessoas em todo o mundo, razão pela qual apoiará essa iniciativa, cuja visibilidade será reforçada ainda mais por uma identidade especialmente criada.

A LaLiga dará visibilidade global à campanha através de um logotipo que será visto nas transmissões internacionais da competição, bem como através de peças e publicações criativas em suas redes sociais (nas quais possui mais de 100 milhões de seguidores), painéis publicitários, virtualização de estádios e estratégias de marketing digital, entre outras iniciativas.

“A Espanha está pronta para receber, com segurança, turistas internacionais a partir de 1º de julho. Estamos preparados para garantir os mais altos padrões de segurança em todo o setor de turismo, implementando mais de 20 protocolos uniformes para todo o país. Queremos que os turistas se sintam confiantes e estamos enviando uma mensagem muito clara que será ampliada por esta campanha: a Espanha está esperando por você”, comentou Oliver, Secretário de Estado do Turismo.

“É hora de saborear o reinício. Um retorno seguro foi descrito, de acordo com um protocolo que permitirá que a competição inicie novamente com sucesso. Todos devem saber do esforço que empreendemos. Sabemos que não existe risco zero, mas todos nós, com nossos jogadores de futebol na liderança, estamos dando o nosso melhor e agindo com responsabilidade e sensibilidade para garantir que tudo corra bem”, disse a presidente da CSD, Irene Lozano.

“O futebol e a LaLiga desempenham um papel fundamental na promoção da Espanha em todo o mundo, e é por isso que é tão importante para nós fazer parte deste projeto agora. Na LaLiga, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que a Espanha saia dessa situação o mais rápido possível”, completou Javier Tebas, presidente da LaLiga.

A indústria do turismo é vital para a Espanha. Ela representa 12,3% do PIB do país, e emprega 12,7% do número total de pessoas inscritas na previdência social. Não existe outro setor que gere tanto emprego e, ao mesmo tempo, seja uma ferramenta de coesão social, desenvolvimento econômico e retenção da população. É também um setor transversal que tem um efeito multiplicador em outras partes da economia, como comércio e transporte. A Espanha é um dos principais destinos turísticos globais, é o país mais competitivo do mundo desde 2015, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, e ocupa o segundo lugar em termos de número de visitantes internacionais e gastos com turismo.

Enquanto que o esporte espanhol é um dos motores da boa reputação da Espanha no exterior, principalmente por conta do nível de profissionalismo e de resultados impressionantes alcançados em termos de gestão e talento esportivo. O considerável impacto financeiro é visto pelo fato de vários estudos terem calculado que compõe 2% do PIB e quase 2,5% dos empregos diretos, indiretos e induzidos na Espanha (Funcas, O papel crescente do esporte na economia e sociedade, 2019).

A LaLiga também está trabalhando em conjunto com seus patrocinadores para promover e apoiar o turismo. O Banco Santander é um exemplo claro disso, com sua campanha “La Remontada”, que busca reativar negócios, consumo e turismo na Espanha, refletindo valores como trabalho duro, perseverança e confiança para superar as adversidades, todos os traços essenciais de caráter do embaixador do Santander, Rafa Nadal.

Compartilhe