Futebol

LaLiga estuda inserir torcida virtual nas transmissões dos jogos

Tecnologia de realidade aumentada (AR) já está em testes e pode adicionar digitalmente multidões em estádios vazios

LaLiga estuda inserir torcida virtual nas transmissões dos jogos

01 de junho de 2020

2 minutos de Leitura

Como forma de driblar a ausência de público nos estádios, a La Liga estuda inserir torcidas virtuais para transmissões quando o futebol espanhol retornar suas atividades, início este marcado para o próximo 11 de junho.

Javier Tebas, presidente da entidade, disse que a tecnologia de realidade aumentada (AR) já está em testes e pode adicionar digitalmente multidões em estádios vazios. Ainda não se sabe, no entanto, se estaria disponível no clássico Sevilla e Real Betis, que marca o retorno da LaLiga Santander.

“Estamos testando para ver se podemos permitir que o espectador escolha entre duas imagens: a real ou outra com fãs e sons virtuais. Queremos dar opções aos fãs. Os testes que vi até agora são impressionantes”, disse o mandatário em entrevista ao espanhol Marca.

Tebas disse que os fãs também poderão ter a opção de ouvir o barulho da torcida gravado ou ficar com o som original, do estádio vazio. A Sky Deutschland, principal parceiro de transmissão doméstica da Bundesliga, é uma emissora que já ativa a opção de áudio para sua cobertura ao vivo.

Até aqui, o melhor aproveitamento dos estádios vazios veio da Dinamarca. O Aarhus fez uma parceria com a plataforma Zoom e instalou telões no entorno do gramado para inserir torcedores nas arquibancadas direto de suas casas. A empresa já havia fechado uma parceria em moldes bem mais modestos com a Bundesliga.

Sobre o retorno da torcida, Tebas acredita que isso ocorrerá somente em 2021.

“Em 2021, voltaremos ao normal. Acho que não haverá um antes e um depois, como dizem algumas pessoas”, finalizou.

Compartilhe