Futebol

Final da Champions rende boa audiência para canais na França e Alemanha

Enquanto a francesa TF1 bateu recorde, alemã ZDF não atraiu o mesmo público da decisão de 2013

Final da Champions rende boa audiência para canais na França e Alemanha

24 de agosto de 2020

2 minutos de Leitura

Se a final da Champions League bateu recorde de audiência no Brasil, tanto na Tv paga quanto no Facebook, o mesmo aconteceu nos países de ambos finalistas do torneio. Por lá, após imposição da legislação dos dois países, o jogo decisivo passou na TV aberta.

De acordo com a especializada em medição Médiamétrie, a emissora francesa TF1, que adquiriu direitos sublicenciados até a decisão em um acordo com o canal pago RMC Sport, atraiu uma audiência média de 11.4 milhões de telespectadores, com uma participação de 46.2 % dos televisores ligados na partida durante o período.

A última vez que uma equipe francesa chegou na decisão do torneio, em 2004, com o duelo entre Monaco e Porto, a TF1 teve audiência de 11 milhões de telespectadores e uma participação de 44 %. Já o recorde ainda é da decisão da Liga dos Campeões de 1991, quando o Olympique de Marseille derrotou o Estrela Vermelha para uma média de 17.5 milhões de franceses.

Já a alemã ZDF conseguiu uma audiência média de 12.8 milhões de telespectadores, com pico de 13.7 milhões. A participação dos televisores sintonizados na partida foi de 39.9%, trata-se do maior alcance divulgado por uma emissora alemã de sinal aberto neste ano. Apesar do número expressivo, ele esteve bem longe do recorde já registrado pela ZDF: 21.6 milhões de torcedores e 61.9% de participação durante a final da Liga dos Campeões de 2013, que colocou frente à frente dois alemães, o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund. Para 2022, 203 e 2024, a ZDF fechou um acordo para transmitir as finais da Champions League em TV aberta.

Por fim, o canal por assinatura  Sky Deutschland atraiu 1.04 milhão de telespectadores.

No Brasil, a TNT atingiu pico de 20 pontos de audiência, com média de 16 pontos no Ibope. Um alcance aproximado de 3.5 milhões de pessoas (o universo da Tv paga representa 15 milhões de assinantes no país). Já com a transmissão pelo Facebook, um novo recorde: a fan page do Esporte Interativo registrou pico de 4.2 milhões de usuários. A decisão ultrapassou com folga a liderança até então, de 2.9 milhões registrados na semifinal entre o PSG e o RB Leipzig.

Compartilhe