Podcasts

“Neymar: a construção de uma marca global”, com Armenio Neto

21 ago, 2020

Neymar da Silva Santos Júnior é um fenômeno. E é desde muito cedo. Talvez por isso divida muitas opiniões. O seu comportamento em campo e fora dele contribui para uma polarização em torno do seu nome. Por isso, em muitos momentos ao longo de sua carreira, sentimentos antagônicos de idolatria e repulsa foram muito visíveis nas redes sociais e até mesmo em programas esportivos.

Como explicar isso? Por que seu nome gera tanto buzz? Como a construção de sua imagem fez com que se tornasse um ícone do marketing esportivo atual? Como Santos, Barcelona e PSG se beneficiaram (e beneficiam) de tamanha força midiática?

O MKTEsportivoCast conversou com Armenio Neto, executivo com ampla experiência na indústria do esporte e que foi gerente de marketing do Santos entre 2010 e 2013. No período, o profissional foi um dos responsáveis pelo projeto comercial que manteve Neymar no futebol brasileiro apesar do assédio de clubes da Europa.

“Trabalhamos bastante para transformar o Neymar em um produto, pensando no fora de campo. Nosso mérito naquela época [do Santos] foi ter identificado esse potencial e, com isso, fazermos dele o maior atleta de sucesso do clube, inclusive no marketing”, disse Neto.

No papo, Armenio falou sobre o valor que o FC Barcelona agregou à imagem do jogador, bem como da importância que ele desempenha no projeto de internacionalização de marca do PSG, seu atual clube.

“O lado esportivo era super importante para o FC Barcelona, mas já estava também dentro da estratégia do clube espanhol atacar o nosso mercado. Era uma estratégia bem interessante que acabou sendo interrompida pela saída dele para o PSG. Depois, o Barcelona ainda abriu um escritório no Brasil”, completou o executivo.

Já neste ano, o bom desempenho em campo, que já vinha de antes da pandemia, se manteve na retomada e ocorre ao mesmo tempo em que o atacante exerce um papel crescente de liderança na França, levando a equipe a uma inédita decisão de Champions League.

Até por conta disso, o atacante tem dominado também o Twitter, principal termômetro digital do esporte. Os assuntos mais comentados da plataforma nas últimas duas semanas foram “Neymar”, “NeyDay” e “Adulto Ney”. A comoção em torno do nome do atacante do PSG nos últimos dias nas redes mostra que há algo diferente em andamento. Neste sentido, Armenio falou da facilidade que o jogador tem de dialogar com diversos públicos e segmentos da indústria.

Disponível também no Spotify.