Futebol

O encontro de Neymar com o RB Leipzig, clube de sua patrocinadora

Red Bull é patrocinadora do atacante do Paris Saint-Germain desde 2010

O encontro de Neymar com o RB Leipzig, clube de sua patrocinadora

18 de agosto de 2020

2 minutos de Leitura

O RB Leipzig está nas semifinais da UEFA Champions League 2019/2020 e, curiosamente, enfrentará o Paris Saint-Germain, time cujo grande destaque tem sido Neymar, principal garoto-propaganda da Red Bull. A equipe alemã é comandada pela marca, apesar de não levar o nome da mesma nas iniciais RB. O RasenBallsport, que em tradução literal do alemão significa “esporte com bola sobre a grama”, foi a escolha necessária para usar as iniciais que se pretendia.

Para falar sobre a relação de Neymar com a Red Bull é necessário voltar ao passado. A marca fechou com o brasileiro em 2010, quando ele ainda era jogador do Santos. À época, o acordo contemplava também o clube paulista. Há dez anos, o Leipzig tinha apenas um ano de vida.

Pouco depois de ser contratado pelo Barcelona, as partes uniram força para criar um torneio de futebol cujo objetivo era unir milhares de jovens ao redor do mundo com times compostos por cinco jogadores. O Neymar Jr.’s Five existe até hoje com a decisão realizada no Instituto Projeto Neymar Jr., na Praia Grande.

Em 2019, a relação sofreu um abalo. Acusado de estupro por uma mulher de 26 anos, Neymar passou a preocupar os seus patrocinadores. Das suas onze parceiras comerciais que mantinha na época, Red BullNike e Mastercard se manifestaram publicamente. Em nota, a empresa austríaca deixou claro que “era de responsabilidade das autoridades públicas determinar os fatos reais por trás desta séria alegação”. Pouco depois o jogador foi inocentado.

Sobre a presença da Red Bull no futebol, ela se dá em alguns times espalhados pelo mundo. O Red Bull Salzburg, na Áustria, New York Red Bulls, nos Estados Unidos, Red Bull Bragantino, no Brasil, e o Leipzig, na Alemanha. Apesar dos investimentos em equipes, jogadores são raros dentro do portfólio da marca. Além de Neymar, a Red Bull é patrocinadora de Trent Alexander-Arnold, lateral do Liverpool. Como se sabe, o foco da empresa são os esportes radicais e jovens atletas que se destacam em modalidades como automobilismo, surfe, skate, snowboarding e mountain bike.

Compartilhe