Indústria

Principais ligas dos Estados Unidos param contra o racismo

NBA, WNBA, MLB, MLS e NFL protestam pelo caso de violência policial ocorrido com Jacob Blake

Principais ligas dos Estados Unidos param contra o racismo

27 de agosto de 2020

3 minutos de Leitura

O esporte americano parou na noite de quarta-feira (27). O movimento que iniciou com o cancelamento da partida entre Milwaukee Bucks e Orlando Magic em apoio aos novos protestos antirracistas, tomou proporções gigantescas. Outras equipes que jogariam optaram por adotar o mesmo posicionamento e, por conta disso, Oklahoma City Thunder x Houston Rockets, Los Angeles Lakers x Portland Trail Blazers e Toronto Raptors e Boston Celtics também foram adiados.

O caso em questão envolve o americano Jacob Blake, que levou sete tiros pelas costas da polícia de Kenosha, no estado do Winsconsin, quando tentava apartar uma briga entre duas mulheres. Ele está internado e, segundo familiares, perdeu o movimento das pernas.

Uma votação ainda foi realizada para saber se havia o interesse de seguir com os playoffs da liga. Todas as equipes optaram pela continuidade, exceto Los Angeles Clippers e Los Angeles Lakers.

Em seguida, a WNBA também parou. Os três jogos previstos para ontem a noite foram suspensos depois que as jogadoras de Washington Mystics, Atlanta Dream, Los Angeles Sparks, Minnesota Lynx, Connecticut Sun e Phoenix Mercury se uniram e decidiram não jogar. As atletas ainda vestiram uma camiseta branca com furos vermelhos nas costas, em alusão à violência sofrida por Jacob.

Já a Major League Soccer teve os cinco jogos da rodada suspensos, e a liga ainda divulgou um comunicado de apoio aos atletas e do combate ao racismo.

“Toda a família da Major League Soccer está profundamente entristecida e horrorizada com o tiro sem sentido de Jacob Blake e os acontecimentos em Kenosha. Continuamos apoiando a comunidade negra em todo o nosso país – incluindo nossos jogadores e funcionários – e compartilhando sua dor, raiva e frustração. A MLS condena inequivocamente o racismo e sempre defendeu a igualdade, mas precisamos fazer mais para tomar medidas tangíveis para impactar a mudança. Continuaremos a trabalhar com nossos jogadores, nossos clubes e a comunidade do futebol em geral para aproveitar nosso poder coletivo de lutar por igualdade e justiça social”, afirmou a liga.

“A injustiça racial e a brutalidade policial envolvendo pessoas negras em nosso país tem que terminar”, publicou em comunicado oficial o Portland Timbers.

Na MLB, a liga de baseball do país, o Brewers, de Milwaukee, não jogou a partida contra o Cincinnati Reds, que também fez coro aos protestos.

“Esta noite, queremos 100% de foco nas questões que são muito mais importantes que o baseball”, disse o arremessador do time, Brent Suter.

Por fim, o Detroit Lions, da NFL, se recusou a treinar e os jogadores foram para fora do local de treino para protestar. Numa lousa, escreveram a frase “O mundo não pode continuar”. Vale lembrar que a temporada do futebol americano inicia na próxima semana.

Compartilhe