O FC Barcelona se tornou a primeira equipe esportiva do mundo a alcançar mais de 10 milhões de inscritos em seu canal no YouTube.
A NBA, portanto, uma liga, é o único canal esportivo que tem mais seguidores que o gigante espanhol na plataforma, com 14.7 milhões.
O Barcelona encerrou a temporada 2018/19 com um total de 7,2 milhões de inscritos, cerca de 2.6 milhões a mais que em 2017/18. Já entre 1 de julho de 2019 e 30 de junho deste ano, esse número subiu para 9.782.472. O canal também já teve mais de 65 milhões de horas de audiência. Por países, o Barça tem o maior número de seguidores nos Estados Unidos, Espanha, Brasil, Indonésia e México.
Entre os clubes de futebol, o rival Real Madrid é o segundo colocado com 5.92 milhões de assinantes, seguido pelo Flamengo (5.55 milhões), Liverpool (4.98 milhões), Manchester United (3.21 milhões) e Juventus (2.88 milhões).
“No YouTube estamos comprometidos em alcançar nossos fãs através de conteúdo personalizado projetado e criado para alimentar os interesses do público deste site, e adaptando o formato às especificidades do canal. Este sucesso reforça uma estratégia consolidada a longo prazo que nos colocou na vanguarda com padrões de excelência que esperamos manter”, disse Dídac Lee, chefe de digital do FC Barcelona.
Para marcar a conquista, o YouTube entregará ao clube o Diamond Creator Award, um troféu revestido de metal com um botão de “play” de vidro que é dado a todos os canais que batem a barreira dos 10 milhões.