Indústria

Canais e direitos de transmissão: saiba onde assistir ao futebol nesta temporada

Bandsports, OneFootball, Band e fusão ESPN/Fox Sports são algumas das novidades que impactam a modalidade no mercado brasileiro

18 set, 2020

A pandemia trouxe com ela uma uma série de reviravoltas no quesito direitos de transmissão no Brasil. Nos últimos meses, acordos foram rescindidos e novidades chegaram com força ao mercado brasileiro.

Para deixar tudo devidamente explicado, o MKTEsportivo lista as emissoras e os respectivos direitos que cada uma possui. Afinal, a Tv aberta voltou a ter protagonismo, teremos também transmissões no celular, a volta de um tradicional programa e muitas outras novidades certamente virão por aí.

Tv Aberta
Rede Globo
Campeonato Brasileiro das Série A, Série B e Copa Continental do Brasil

Sem Libertadores, a Globo segue com o Brasileirão e Copa Continental do Brasil na Tv aberta, além da B na grade do Sportv.

SBT

Copa Libertadores

Com uma equipe de transmissão capitaneada pelo narrador Téo José, o SBT assumiu o pacote que era da Globo e transmitirá a competição até 2022. A possibilidade de inserir o seus patrocinadores na grade da emissora saltou aos olhos dos executivos da Conmebol.

Band

Brasileirão Feminino, Bundesliga, Serie A italiana, Russo e NBA

Em uma reformulação histórica, a Band voltará a ter o esporte com força em sua grande. A emissora, que já transmitia o Brasileirão Feminino, adquiriu os direitos do Campeonato Italiano e do Alemão. A Serie A terá um jogo exibido aos sábados e domingos às 13h, enquanto a Bundesliga ficará com às 10h30 do domingo, dentro do novo “Show do Esporte“, que volta à grade da emissora e será comandado pela Glenda Kozlowski. A Band ainda possui o Russo e também as finais da NBA.

TV Fechada
SporTV

Campeonato Brasileiro das Séries A e B, Copa Continental do Brasil e Italiano

Sem a Libertadores, o SporTV segue com os direitos do Brasileirão, Série B e a Copa Continental do Brasil. Além disso, o canal também transmitirá o Campeonato Italiano.

ESPN

Premier League, LaLiga, Europa League e Champions League Feminina

Mesmo tendo perdido a Bundesliga para o OneFootball, o canal do Grupo Disney manteve a Premier League, LaLiga, Liga Portuguesa (Liga NOS), Holandês (Eredivisie) e a Champions League feminina.

Com a fusão com a Fox Sports, a Europa League também migrou para a ESPN. O Campeonatos Chinês e Português, Major League Soccer, Champions League da Concacaf, Copa da Alemanha, FA Cup, English Football League, Copa da Rainha e Copa do Rei seguem normalmente na grade.

Fox Sports

Libertadores, Europa League e Copa do Nordeste

Aqui cabe falar sobre a exclusividade. Os canais Fox Sports detém os direitos exclusivos da Copa Libertadores e a Copa do Nordeste. Transmite também a Copa da França.

Tuner/Esporte Interativo

Champions League e Brasileirão

A partir do seu contrato de transmissão com Palmeiras, Santos, Coritiba, Athletico, Fortaleza, Ceará e Bahia, a Turner possui os direitos dos duelos envolvendo estas equipes. Já com a Champions League, o objetivo do grupo é renovar para seguir mantendo os recordes de audiência registrados.

Bandsports

Serie A italiana e Campeonato Russo

Além dos torneios europeus, o canal é responsável pelo conteúdo da Conmebol Tv, serviço de pay-per-view da entidade que transmite a Libertadores, Recopa e Sul-Americana. Ele está disponível aos clientes Claro e Sky.

Streaming
DAZN

Brasileiro da Série C, Turco e Premier League

Enfrentando problemas financeiros, que culminou até mesmo com uma drástica diminuição do seu quadro de funcionários no Brasil, o DAZN detém os direitos da série C do Brasileirão e do Paulista Sub-20. No cenário internacional, o DAZN possui um jogo por rodada da Premier League, o Campeonato Mexicano, Turco, a Major League Soccer, Copa da Itália e a FA Cup.

One Football

Bundesliga

Em um acordo histórico, o OneFootball acertou a compra do Campeonato Alemão, da primeira e da segunda divisões, ao vivo e de graça por sua plataforma. Inicialmente, os jogos contam com narração em inglês, mas a empresa já deixou claro que formará uma equipe brasileira para levar conteúdo em português.

Mycujoo

Brasileiro Série D

A plataforma gratuita de streaming é parceira da CBF para a transmissão da quarta divisão do Campeonato Brasileiro.