Indústria

Comitê declara que Jogos de Tóquio acontecerão “com ou sem Covid”

O posicionamento ocorre após a primeira reunião do conselho formado pelo governo japonês, o governo metropolitano de Tóquio e o Comitê Organizador

Comitê declara que Jogos de Tóquio acontecerão “com ou sem Covid”

08 de setembro de 2020

2 minutos de Leitura

O vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), John Coates, afirmou que os Jogos de Tóquio acontecerão em 2021 independentemente da Covid-19.

Em entrevista à AFP, o executivo relatou que o Comitê está empenhado em realizar “os jogos que venceram a Covid” e que as Olimpíadas acontecerão “com ou sem Covid”. Ele ainda acrescentou que o tema dos Jogos de 2020 seria “os ‘Jogos de Reconstrução’”, após a devastação do tsunami que abalou o Japão em 2011.

O posicionamento ocorre após a primeira reunião do conselho formado pelo governo japonês, o governo metropolitano de Tóquio e o Comitê Organizador de Tóquio 2020, que foi criado para produzir “contramedidas robustas” à pandemia para permitir que os Jogos ocorram o mais dentro da normalidade possível em 2021.

Isso envolverá uma versão mais simples dos Jogos Olímpicos, com Coates tendo declarado anteriormente que o COI ainda está visando ter torcedores presentes, embora apenas onde isso possa ser alcançado com segurança tanto para os espectadores, organizadores quanto para os atletas.

A próxima reunião tratará sobre questões de transporte e controle de fronteiras. Neste sentido, o governo japonês ainda não esclareceu como a pandemia pode afetar os atletas que entram no país para competir e se é de se esperar que eles fiquem em quarentena tão logo desembarquem no país.

“O trabalho deles agora é olhar para todas as diferentes contramedidas que serão necessárias para que os Jogos aconteçam. Alguns países terão isso [Covid] sob controle, outros não. Teremos, portanto, atletas provenientes de lugares onde está sob controle e alguns onde não está. Há 206 equipes, portanto, há uma enorme tarefa sendo realizada do lado japonês”, disse Coates.

No início do ano, o presidente do COI, Thomas Bach, afirmou que os Jogos ou acontecerão no próximo ano ou não acontecerão, sem mais adiamentos para além de 2021.

Compartilhe