Indústria

Contra corrupção no futebol, Fifa faz parceria com a ONU

A iniciativa chega em meio aos esforços intensificados para minimizar o impacto negativo da pandemia no esporte

Contra corrupção no futebol, Fifa faz parceria com a ONU

14 de setembro de 2020

2 minutos de Leitura

A principal agência anti-corrupção da ONU, o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) e a FIFA, assinaram nesta segunda-feira um Memorando de Entendimento (MoU) que visa intensificar a cooperação para enfrentar as ameaças representadas pelo crime ao esporte.

O evento ocorreu na sede da UNODC em Viena e contou com as presenças da diretora executiva da UNODC, Ghada Waly, e pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino. A assinatura foi parte do evento “Tackling Corruption and Crime in and through Sport”. O MoU se compromete também a considerar maneiras pelas quais o futebol pode ser usado como um veículo para fortalecer a resistência dos jovens ao crime.

“O esporte apoia o desenvolvimento de crianças e jovens, e precisamos mais do que nunca do esporte na recuperação da Covid-19 para tornar as pessoas mais saudáveis e felizes, e trazer empregos de volta. Mas para aproveitar o poder do esporte, precisamos proteger a integridade esportiva”, comentou Ghada Waly.

“Desde 2016, a nova FIFA deu passos significativos em relação à boa governança e na área da integridade do futebol, incluindo a luta contra a manipulação de jogos e a salvaguarda das crianças no futebol”, completou Infantino.

A iniciativa chega em meio aos esforços intensificados para minimizar o impacto negativo da pandemia no esporte e um compromisso para ajudar o futebol a se recuperar da crise no curto e longo prazos.

“Acredito que a FIFA e as Nações Unidas são aliados formidáveis, e estou muito satisfeito que o UNODC e a FIFA tenham unido forças ao assinar este Memorando de Entendimento para salvaguardar o futebol e os eventos esportivos da corrupção, promover a prevenção do crime juvenil e manter as crianças e os jovens atletas a salvo da violência e da exploração”, completou Waly.

As discussões entre as duas organizações se concentraram em várias áreas-chave de colaboração, incluindo a proteção de crianças e a proteção de jovens vulneráveis no futebol, a manipulação contra jogos e a corrupção, o legado das principais competições de futebol, o desenvolvimento de habilidades de vida, a anti-discriminação e a inclusão social através do futebol no contexto da prevenção de crimes juvenis.

Compartilhe