Podcasts

‘Matchday e os desafios de operar um estádio’, com Marina Tranchitella (SC Internacional)

2 set, 2020

A pandemia impactou fortemente o mundo do futebol. Apesar do retorno dos torneios, os estádios com portões fechados causam um prejuízo generalizado, para clubes e ligas. A experiência de matchday de sócios e patrocinadores teve que ser suspensa, os departamentos de comunicação se desdobram para criar iniciativas que aproximem o torcedor do time ainda que distante fisicamente, fora a ausência de receitas proveniente da bilheteria.

O cenário, antes de paralisação e agora de retomada, impõe uma série de desafios aos profissionais envolvidos com a modalidade, como para Marina Tranchitella, Gerente Executiva de Operações do SC Internacional, entrevistada da vez do MKTEsportivoCast.

Ela contou como o clube conseguiu brecar os reflexos de uma natural diminuição de receita proveniente de bilheteria, uma vez que os portões dos estádios ficarão fechados por tempo indeterminado. Para Marina, o Colorado tem um diferencial a ser explorado.

“Temos uma vantagem em relação aos europeus e americanos, que trabalham com season-tickets. Nos trabalhamos com sócios e, além de ingressos, oferecemos outras vantagens. Não ficamos tão desprovidos de receitas. Tivemos que frear a curva, que é natural e compreensível, e investimos em campanhas para os associados”, disse a executiva.

Com riqueza de detalhes, Marina Tranchitella detalhou também todos os procedimentos que envolvem um matchday, com um planejamento que inicia uma semana antes da partida. Dentro deste cenário, o Grenal foi citado como o “maior clássico do país” e exaltado pela boa relação mantida entre os clubes.

“Nunca tivemos nenhum problema fora das quatro linhas, de gestão. Pelo contrário. Temos parceiros e trocamos bastante informação para nos ajudarmos. O Grenal é diferenciado. É uma operação complexa e envolve um efetivo bem grande”, ressaltou Marina.

Por fim, indagamos se torcedor é um consumidor de fato ou se existe distinção entre os perfis. Quer saber a resposta de quem trabalha diretamente com operações de um estádio? Ouça o nosso episódio completo!