Indústria

Rio Motorsports compra direitos de transmissão da Fórmula 1

Empresa já firmou negócio similar com MotoGP, que foi encerrado por falta de pagamento

Rio Motorsports compra direitos de transmissão da Fórmula 1

25 de setembro de 2020

2 minutos de Leitura

A Fórmula 1 anunciou a venda dos seus direitos de transmissão no Brasil pelos próximos cinco anos para a Rio Motorsports. O movimento ocorre após a Globo anunciar que não renovará para 2021. A empresa que adquiriu é a mesma que tem um projeto para construir e administrar um novo autódromo no Rio para receber o GP do Brasil nos anos seguintes.

Com o novo acordo, o grupo irá definir para quais canais irá sublicenciar os direitos de exibição das etapas da categoria. O ‘Estadão’ apurou que o objetivo é firmar acordos para a TV aberta, TV fechada e streaming. Em todos eles a ideia é exibir na íntegra os treinos e dar destaque especial para as corridas aos domingos.

A estimativa do mercado é que a Rio Motorsports possa ter faturamento superior a R$ 3 bilhões com os cinco anos de contrato. A projeção se baseia no próprio rendimento que a Rede Globo teve neste último ciclo, que foi de R$ 600 milhões por temporada.

A Rio Motorsports também havia fechado em março deste ano a compra dos direitos de TV da MotoGP e optou por colocar as corridas na programação da Fox Sports. No entanto, após problemas com o cumprimento das cláusulas contratuais, o acordo acabou desfeito. A Fox Sports então renegociou diretamente com a dona da categoria, a Dorna, e assinou recentemente um acordo por seis anos.

Compartilhe