Indústria

Autenticidade vira diferencial para quadrinhos de Neymar crescer globalmente

Desde o seu lançamento, Neymar Jr. Comics atrai cada vez mais jovens ao universo das HQ's e da cultura pop

Autenticidade vira diferencial para quadrinhos de Neymar crescer globalmente

27 de outubro de 2020

6 minutos de Leitura

Além de jogar pela Seleção Brasileira e pelo Paris Saint-Germain, desde 2018 Neymar passou a defender o mundo de monstros. Não entendeu? É que há dois anos o atacante brasileiro passou a ter sua imagem atrelada ao universo dos quadrinhos. E tem sido um sucesso!

A iniciativa foi idealizada pela Fan the Flame Concepts, produtora independente de quadrinhos e graphic novels, que uniu a força da imagem de Neymar com sua paixão por HQ’s. O resultado foi a criação de uma plataforma de entretenimento multimídia para sua legião de fãs presentes em todos os continentes. As histórias impactam um contingente global de leitores como parte de uma estratégia de longo prazo que compreende várias plataformas.

“Aproveitamos que Neymar Jr é uma personalidade global com um grande público e, por isso, criamos as histórias em cinco línguas diferentes para ajudar a atingir esses fãs globais”, disse Chris Flannery, presidente da Fan the Flame Concepts, em entrevista exclusiva ao MKTEsportivo.

Além da parceria com a Neymar Jr. Comics, a empresa tem mais de 30 anos de experiência em produção e distribuição de conteúdos como Shrek, Kung Fu Panda, Piratas do Caribe, Tartarugas Ninjas, entre outros de renome no cenário. Com Neymar, o profissional destacou a importância de refletir nos materiais criados o mundo real vivido pelo jogador para garantir que existam conexões autênticas, tanto em sua aparência, quanto nos cenários que as histórias se desdobram.

“A premissa básica do universo Neymar Jr. Comics é ter todos os personagens baseados em uma personalidade real. Precisamos garantir que existam conexões reais com o universo do Neymar Jr. tanto na aparência dos personagens quanto no uso de cenários, temas ou nos interesses pessoais dele como são as tatuagens, por exemplo”, completou Flannery.

O sucesso da parceria reflete nos números obtidos até aqui. A Neymar Jr. Comics conta atualmente com 3.3 milhões de seguidores nas redes sociais e 1.5 mil episódios de quadrinhos desde o seu lançamento.

Abaixo, a entrevista completa com Chris Flannery, presidente da Fan the Flame Concepts:

A Fan the Flame LLC atua/atuou com rótulos como Shrek, Kung Fu Panda, Piratas do Caribe e outras de destaque. O que levou o estúdio a se envolver com a concepção e o desenvolvimento do Neymar Jr. Comics?

Além dos quadrinhos licenciados que o estúdio desenvolveu, também criamos histórias originais e propriedade intelectual. Sabíamos que o Neymar Jr era fã de quadrinhos e eu tenho uma ligação com a empresa dele desde a época em que trabalhava com o Pelé. Estávamos procurando por personalidades fortes que tivessem um grande público engajado, onde o IP original e histórias fossem interessantes para eles. Por isso, entramos em contato com a NR Sports para explorar o potencial de criar novas histórias baseadas em aspectos autênticos da vida de Neymar Jr como suas tatuagens.

A marca Neymar é uma marca reconhecida no mundo inteiro nos dias atuais. Como isso ajuda/interfere no desenvolvimento do produto Neymar Jr. Comics?

Aproveitamos que Neymar Jr é uma personalidade global com um grande público e, por isso, criamos as histórias em cinco línguas diferentes para ajudar a atingir esses fãs globais: português, inglês, francês, espanhol e italiano. Acreditamos que isso ajuda a alcançar seus fãs globalmente e criar uma nova dimensão para seu personagem ter este nova propriedade intelectual que pode ser explorada em novos canais.

Qual a dimensão do mercado de quadrinhos no mundo hoje em dia?

Essa é uma pergunta difícil de responder por causa de todos os aspectos únicos da indústria de quadrinhos em cada país. Alguns relatórios da indústria sugerem que vale movimente cerca de US$ 3,8 bilhões por ano. É uma força poderosa no entretenimento quando você considera quantos dos principais filmes dos últimos 20 anos ou mais foram originalmente desenvolvidos como quadrinhos.

Como tem sido a reação do mercado com Neymar Jr. Comics? Há uma curiosidade sobre a marca ou por ser o Neymar, segmentado ao mundo dos esportes, tem sido uma barreira que tem que ser quebrada?

A premissa básica do universo Neymar Jr. Comics é ter todos os personagens baseados em uma personalidade real. Precisamos garantir que existam conexões reais com o universo do Neymar Jr. tanto na aparência dos personagens quanto no uso de cenários, temas ou nos interesses pessoais dele como são as tatuagens, por exemplo. Como o Neymar Jr gosta de quadrinhos e tem tatuagens incríveis do Batman e do Homem-Aranha nas costas, nos concentramos nos segmentos do mercado onde existem essas conexões autênticas com o universo dos quadrinhos. Quando se é utilizada uma figura pública famosa como o Neymar Jr, é preciso ser feita uma ponte entre os fãs do mundo dos quadrinhos e da cultura pop. O resultado é que estamos muito satisfeitos com a reação do mercado porque adotamos essa abordagem autêntica ao invés de apenas alavancar a celebridade.

 

Dar vida as tatuagens de Neymar foi o pontapé inicial das histórias de Neymar Jr. Comics. Como vem sendo trabalhado os temas que são publicados pela marca?

Desenvolvemos mais de 1.500 episódios de quadrinhos desde o nosso lançamento (em vários idiomas) e nos concentramos em uma variedade de interesses para atrair fãs desde a juventude. Cada uma dessas histórias pode se tornar sua própria propriedade e universo de histórias. Estamos vendo agora o interesse de licenciados em acessar esses personagens e histórias que façam parte de nossa estratégia.

Qual a audiência de Neymar Jr. Comics hoje em dia?

Temos uma audiência de cerca de 3,3 milhões e crescendo nas mídias sociais.

Diferentemente do HQ tradicional, Neymar Jr. Comics está disponível via app oficial e site oficial. Existem planos para ter uma edição física?

Aqui no Brasil publicamos a primeira série de Inked (onde as tatuagens de Neymar Jr ganham vida com super poderes) como uma história em quadrinhos. Fizemos parceria com a Mythos, que tem uma longa história com quadrinhos no Brasil e o livro está disponível na Amazon. Existem planos para mais produções físicas.

Como você avalia o mercado brasileiro de HQ?

Muito forte! Participamos do CCXP nos últimos dois anos com nossos artistas e sabemos que há uma grande e crescente base de fãs aqui. A CCXP é a maior Comic Con do mundo e isso, por si só, faz do Brasil é um mercado importante.

Quais são os segmentos que Neymar Jr. Comics pretende atrair dentro do universo de HQ?

De sua audiência de fãs, ficamos impressionados com a quantidade de pessoas interessadas em quadrinhos. Sabíamos disso pela análise que fizemos antes do lançamento. O interesse por tatuagens e pelo desenvolvimento de histórias em quadrinhos sobre elas é muito único e atrai fãs de tatuagens a essas histórias.

A marca Neymar Jr. Comics tem sido capaz de trazer novos públicos ao universo HQ?

Sim, com certeza! Ela nos aproxima de seus jovens fãs, o que é sempre importante em qualquer mercado estabelecido. E, como eu disse, os fãs de tatuagem também.

 

Compartilhe