O objetivo da Premier League de internacionalizar sua marca nos Estados Unidos tem surtido efeito. De acordo com o relatório Global Sports & News Survey 2020, produzido pela consultoria Altman Solon, 20% dos americanos se interessam pela elite do futebol inglês, com 28% na faixa dos 18 a 24 anos.
Para chegar ao resultado, a empresa ouviu 14 mil fãs de esportes em dez países da Europa, América do Norte e Latina.
Ainda segundo o levantamento, a Premier League está no mesmo nível da Major League Soccer (MLS) no interesse dos americanos entre os mais jovens e logo atrás da seleção feminina dos EUA, citada por 31% dos entrevistados.
Ainda na faixa dos 18 aos 24 anos, a Bundesliga foi apontada como a mais popular com 31% da preferência. Depois da Premier League, segundo colocada, está a LaLiga (25%).
Dos países pesquisados, Chile e Colômbia foram os dois que ficaram em primeiro lugar em termos de preferência pelo futebol inglês, com 56% de seus fãs de esportes expressando interesse.
O estudo mostrou que um terço dos fãs de esportes na Alemanha, Itália e França se envolvem, principalmente, com jogos do Liverpool, Chelsea e Manchester City. Quanto o foco está no mercado interno, destaque para o interesse dos alemães pela Bundesliga (88%), seguido pela Premier League com os ingleses (72%).