Indústria

Governo veta mudança do futebol proposta por Manchester United e Liverpool

Dupla deseja a diminuição do número de equipes na Premier League e a extinção das copas locais

Governo veta mudança do futebol proposta por Manchester United e Liverpool

13 de outubro de 2020

3 minutos de Leitura

O Manchester United e o Liverpool encabeçam uma iniciativa que pretende realizar mudanças drásticas no futebol inglês. Batizado de “Big Picture”, o projeto tem como propostas a redução do número de clubes da Premier League de 20 para 18, o aumento das receitas da segunda divisão e a extinção da Copa da Liga e Supercopa da Inglaterra. Há ainda um pedido por “status especial” para os nove clubes há mais tempo na primeira divisão do país e uma liga profissional de futebol feminino, independente da federação e da Premier League.

Como resultado das mudanças propostas, a Liga de Futebol Inglesa (EFL), responsável pela segunda divisão e a Copa da Liga, receberia um auxilio de £ 250 milhões para superar a crise causada pela pandemia. Por fim, haveria o fim do sistema de um voto por clube para as decisões da Premier League, e também da regra de 14 votos como o mínimo necessário para implementar qualquer mudança no regulamento do torneio.

Não tardou para a Premier League o governo britânico se posicionarem. A liga ressaltou que “é a mais vista no mundo” e, para manter esta hegemonia, “todos precisam trabalhar juntos”.

“No ponto de vista da Premier League, o número de propostas individuais no plano publicado poderia ter um impacto prejudicial em todo o jogo e nós estamos decepcionados em quer que Rick Parry, presidente da EFL, deu seu apoio público”, destacou a Premier League, no comunicado.

“Pedimos veementemente que a Premier League e a EFL continuem a trabalhar de forma construtiva para chegar a um acordo que forneça um pacote abrangente de apoio a toda a família do futebol. Está claro que esta proposta não recebe apoio em toda a Premier League. E é exatamente esse tipo de negociação nos bastidores que mina a confiança na administração do futebol”, completou o porta-voz do Primeiro-Ministro britânico Boris Johnson.

“Estou muito cético. Acho que estes acordos feitos assim têm outros objetivos e nós vamos ter de estar atentos. Existe muito dinheiro no esporte. Os clubes ingleses acabaram de gastar mais de um bilhão de libras em transferências. Tenho certeza que existem outras formas deles se ajudarem”, finalizou Oliver Dowden, ministro da cultura, mídia e esporte do Reino Unido.

Além da Premier League e do governo britânico, a Football Supporters Association, entidade que cuida dos interesses dos torcedores ingleses, também se posicionou contra o plano do Manchester United e Liverpool.

O documento com a proposta foi obtido pelo Telegraph e tem a autoria do Fenway Sports Group, empresa que controla o Liverpool, com o auxílio do Manchester United, além de contar com o apoio do Manchester City, Arsenal, Chelsea e Tottenham.

Compartilhe