Indústria

Série sobre história do futebol feminino do Brasil estreia no Facebook Watch

Fruto de uma produção da FPF TV e TX FIlmes, primeiro episódio mostra dificuldades que jovens meninas têm para buscar espaço

23 out, 2020

Já está no ar, no Facebook do Paulistão Feminino, a série inédita Absolutas – O Futebol Feminino Contra-Ataca, que traz a história do futebol feminino do Brasil. O material é fruto de uma produção da FPF TV e TX FIlmes.

Dirigida por Lili Fialho (Quebrando o Tabu) e coordenada por João Wainer (Junho), a produção original terá 8 episódios e contará o processo de desenvolvimento do futebol feminino no Brasil desde a sua proibição por duas ditaduras. Os episódios estreiam sempre às sextas-feiras, às 11h.

A série fala ainda sobre temas como a maternidade das atletas, o processo de revelação de jogadoras e como os sonhos de milhares de meninas está se tornando realidade com a estruturação do futebol feminino no país.

O primeiro episódio, “A Base Vem Forte”, mostra as dificuldades que jovens meninas têm para buscar um espaço, desde a resistência em casa à falta de oportunidades.

“É um trabalho especial sobre mulheres e feito por mulheres, com uma equipe de fotógrafas, montadoras e produtoras. Sentimos que é importante, relevante e urgente falar sobre o futebol feminino, e buscamos contextualizá-lo desde sua proibição por décadas até o momento atual”, disse Lili Fialho, diretora da série.

A série é parte da parceria entre Federação Paulista de Futebol e o Facebook, que prevê 38 transmissões do Paulistão Feminino 2020 na plataforma, além de outros conteúdos que serão lançados em breve.

A parceria busca colaborar e ampliar a visibilidade em torno do esporte feminino, fomentar as conversas na plataforma sobre o tema, ampliar as vozes das atletas, além de apoiar e empoderar essa comunidade.