Indústria

Com programa acadêmico, LaLiga “exporta” futebol espanhol para os EUA

'LaLiga ProPlayer' já levou mais de 50 jogadores de base de clubes espanhóis para universidades americanas

Com programa acadêmico, LaLiga “exporta” futebol espanhol para os EUA

11 de novembro de 2020

3 minutos de Leitura

Se fora dos campos a LaLiga tem feito um trabalho de conteúdo digital que virou referência entre as ligas esportivas, a entidade espanhola não tem deixado de lado o desenvolvimento de suas academias/categorias de base dos clubes da primeira (LaLiga Santander) e segunda divisões (LaLiga SmartBank),

Buscando lapidar cada vez mais o talento esportivo destes jovens atletas e apoiar o crescimento acadêmico dos mesmos, as equipes estão trabalhando em novas formas de contribuir para o desenvolvimento contínuo, mesmo que em última análise não seja dentro do próprio clube.

Há dois anos o projeto ‘LaLiga ProPlayer‘ se tornou uma opção os jovens jogadores de futebol da Espanha que desejam continuar seu aprendizado acadêmico ao mesmo tempo em que se desenvolvem como atletas no sistema de esportes universitários dos Estados Unidos.

O objetivo do programa, liderado e apoiado pela LaLiga, é oferecer aos jogadores de futebol entre 16 e 22 anos a chance de alcançar seus objetivos esportivos ao mesmo tempo em que obtêm valiosas qualificações acadêmicas. Desta maneira, todos os clubes da LaLiga Santander e da LaLiga SmartBank promovem a iniciativa, que conta com o apoio do Banco Santander e AGM.

Em todas as fases da jornada, os jogadores recebem consultoria personalizada com suporte adicional na preparação para os exames SAT (aplicado a estudantes do ensino médio, que serve de critério para admissão nas universidades norte-americanas) e TOEFL (que ajuda o jovem a ser notado pelos oficiais de admissão e a chegar ao campus mais bem preparado).

Até aqui, 51 jogadores dos sistemas juvenis das principais academias/bases espanholas ganharam bolsas de estudo das principais universidades americanas. O financiamento já ultrapassou US $ 5 milhões, resultando em uma média de US$ 32 mil por jogador anualmente.

“É impressionante experimentar isso. O tratamento dado aos atletas, as instalações da universidade e a forma como tudo é bem cuidado cria uma atmosfera muito profissional, que faz você se sentir como se estivesse em um filme”, disse Pablo Guillén, ex-jogador do CD Lugo e que atualmente está na Universidade de Evansville.

“Mesmo que esta situação seja estranha para todos, poderei começar minhas aulas na UCLA trabalhando online da Espanha e ainda vou poder continuar treinando com o Valencia CF. Como tal, poderei permanecer em forma e isso significa que estarei preparado antes de voar para Los Angeles em janeiro, para aproveitar ao máximo esta experiência incrível que estamos prestes a começar”, completou Jose Contell, ex-jogador do Valencia CF e aluno da University of California Los Angeles.

Graças à forma como funciona o sistema de ensino nos Estados Unidos, os jogadores poderão se mudar para suas universidades e continuar os estudos na metade do ano, em janeiro, no início do segundo semestre.

Compartilhe