Indústria

Exaltando valores e a cidade, Sevilla apresenta projeto de marca global

Clube espanhol reuniu convidados em um evento exclusivo para detalhar os seus planos de comunicação e marketing

Exaltando valores e a cidade, Sevilla apresenta projeto de marca global

20 de novembro de 2020

4 minutos de Leitura

Eduardo Esteves
Eduardo Esteves
Fundador do MKTEsportivo

Nas últimas temporadas, o Sevilla FC tem intensificado seus esforços no crescimento como uma marca global dentro da indústria de esporte e entretenimento. Para explicar esta mudança, à convite de LaLiga, o MKTEsportivo representou a indústria do esporte no Brasil em uma coletiva que contou com as participações de José María Cruz, Diretor Geral do Sevilla FC, Ramón Loarte, Diretor de Marketing, e Monchi, Diretor Geral do Esporte.

Partindo do lema “Never Give Up“, que é um dos versos de um hino tão icônico quanto o estádio, a camisa ou os jogadores do clube, o Sevilla descobriu o potencial para transcender o esporte e se tornar um exemplo a seguir.

Para os executivos, o projeto de reformulação da marca não é uma simples mudança de identidade, mas sim um projeto de marca global. Tendo definido a estratégia da marca, e com o novo propósito do Sevilla, valores e territórios de comunicação identificados, foi realizado um trabalho para desenvolver a nova identidade de sua marca, que inclui o design de todos os identificadores-chave do Sevilla, bem como a criação de um único estilo visual e verbal.

“Nosso plano de crescimento fará com que o clube se expanda internacionalmente, e adapte a forma como falamos com o público em todo o mundo. Estamos direcionando investimentos para a formação de uma equipe de profissionais incríveis que nos ajudem a comunicar os verdadeiros valores deste clube e o que nos torna únicos”, disse José María Cruz, durante a coletiva.

Nesse sentido, a cultura do esforço, do inconformismo, da ambição e da coragem são as ideias que sustentam a nova linha narrativa do clube, com a qual se pretende desafiar o status quo para inspirar as pessoas a serem melhores, despertando os seus sentimentos e sua paixão. A nova identidade corporativa pretende ainda promover a homogeneização e simplificação das diferentes áreas de negócio para obter, ao mesmo tempo, uma maior eficiência na utilização dos recursos econômicos e humanos da organização.

Para Loarte, Sevilla estava convencido de que tanto a nova história da marca quanto a identidade visual deveriam estar alicerçadas na herança e na trajetória do clube, ao mesmo tempo em que o atualizava para se conectar com as novas gerações de torcedores hoje, mantendo as ligações estreitas do time com a cidade de Sevilla e a base de fãs locais em mente.

“A cidade de Sevilla é a nossa casa, mas também uma atração turística internacional para milhões de pessoas. É uma parte central da nossa identidade que causa uma impressão visual imediata, que agora estamos incorporando à nossa identidade”, ressaltou o executivo de marketing.

O projeto, que levou mais de um ano de intenso trabalho para ser concluído, foi realizado sob os auspícios de uma visão transversal que viu todas as áreas do clube ativamente engajadas e que constitui uma parte fundamental da estratégia de apoio ao Plano do clube para crescimento e transformação.

Durante a coletiva, um vídeo de pouco mais de 1 minuto foi apresentado aos convidados mostrando os laços do clube com a cidade, destacando jogadores que marcaram época, bem como pontos turísticos da região de Andaluzia.

“‘Nunca desista ’é a nossa mensagem para os seguidores em todo o mundo, de que eles podem superar os desafios que enfrentam e alcançar o sucesso. Devemos nossa história a isso e pensamos que esses valores transcendem o mundo do esporte. É uma identidade com a qual qualquer pessoa pode se relacionar”, finalizou Loarte.

Por fim, o Sevilla abriu as portas para a compra de clubes internacionais em seu projeto de internacionalização. Este movimento poderá ocorrer em mercados estratégicos como China, Japão, Índia, Estados Unidos e México.

Neste projeto de fortalecimento, o clube anunciará nos próximos dias a assinatura de um acordo de colaboração na Índia. José María Cruz explicou que é um projeto, “econômico e esportivo que vai além de um clube de futebol”.

Compartilhe