Coluna

Meses de Ouro

  “Parece ser impossível até que seja feito” Tradução da frase “It seems to be impossible untilIts done” que Gabriel Medina tatuou em seu corpo […]

Meses de Ouro

25 de novembro de 2020

3 minutos de Leitura

Fábio Wolff
Fábio Wolff
Fábio Wolff é sócio-diretor da Wolff Sports, e professor em cursos de MBA em Gestão e Marketing Esportivo na Trevisan Escola de Negócios

 

“Parece ser impossível até que seja feito”

Tradução da frase “It seems to be impossible untilIts done” que Gabriel Medina tatuou em seu corpo

 

A célebre frase do futebol “o jogo só termina quando o juiz apita” é premissa básica de que se deve aguardar até o último momento para comemorar a vitória, o empate e até lamentar a derrota. No mundo dos negócios, o juiz não apita nunca, pois durante o ano inteiro torna-se possível a realização de negócios.

Entretanto, a maioria das negociações ocorrem de outubro a fevereiro, período esse em que as empresas criam, planejam e estruturam as suas estratégias para o ano seguinte. São os conhecidos “meses de ouro”, quando se definem os investimentos das companhias.

Assim, neste período, temos a chance de ingressar no planejamento das empresas e fechar diversos negócios no mercado de comunicação e marketing. Muitos patrocínios novos se sacramentam e outros renovam-se. Por outro lado, é um momento de más notícias também, pois a esperança de novos patrocínios ou a renovação dos existentes patrocínios pode não se realizar.

Neste período há motivos de comemoração para muitos, afinal os projetos foram fechados e se tem a tranquilidade de olhar para o ano seguinte com motivação redobrada, já que haverá a implementação destes novos negócios.

Por outro lado, passados os “meses de ouro”, não se deve desanimar em relação aos demais, afinal é possível realizar negócios ao longo do ano inteiro, mesmo que sejam disponibilizados orçamentos inferiores e a intensidade das negociações seja menor.

Aos que estão, agora, comemorando os seus feitos e se programando para pegar a onda perfeita em 2021, meus parabéns!

Aos que não obtiveram o sucesso esperado e, convenhamos, isso é totalmente compreensível devido à instabilidade gerada pela pandemia nas definições e planejamentos das empresas, não desanimem. De novo, outros negócios serão realizados ao longo do ano, ainda que muitos deles em escala menor. É a oportunidade de se aproveitar o budget reservado para negócios que aparecem ao longo da temporada, seja em investimento por intermédio de budget disponível, seja utilizando-se alguma lei de incentivo ao esporte (estadual e federal).

Perdi a conta das vezes em que me encontrava às vésperas das festas de final de ano, refletindo como a virada de ano poderia ter sido mais favorável. No entanto, nos utilizávamos da garra e do foco para recuperar a diferença ao longo do exercício seguinte.

Se você perdeu o bonde neste ano, se planeje para ser mais efetivo nos “meses de ouro” de 2021.

Todo mundo quer pegar a onda perfeita, mas não se pode esquecer que, para surfar nela, há diversos tombos e caldos. Os tropeços fazem parte da vida, nada cai no colo. Se faz necessário muito suor, esforço, planejamento e estratégia. Além de um pouco de sorte, inspiração e criatividade.

Os 5 “nuncas” de Steve Jobs sempre estão a me inspirar:

– Nunca deixe de sonhar

– Nunca se dê por vencido

– Nunca se mantenha imóvel

– Nunca se apegue ao passado

– Nunca finja ser quem você não é.

Compartilhe