Podcasts

‘O avanço dos clubes europeus no Brasil’, com Frédéric Fausser (Samba Digital)

2 nov, 2020

Enquanto a internacionalização dos clubes brasileiros virou quase que uma utopia, a presença dos europeus no Brasil já é uma realidade. O meio digital tem sido o primeiro passo dos times do Velho Continente para ganhar (ainda mais) popularidade no mercado brasileiro e, em um segundo momento, desembarcar por aqui presencialmente. Como se sabe, a criação de conteúdo local é uma das formas efetivas de construção de uma relação.

Para trazer à tona detalhes deste cenário, Eduardo Esteves recebeu no MKTEsportivoCast o francês Frédéric Fausser, CEO da Samba Digital, agência especializada em internacionalização de marca no segmento esportivo.

De imediato, o executivo falou da dificuldade que nossos clubes têm de alcançar visibilidade no exterior, que passaria por uma mudança da cultura de gestão.

“Os clubes europeus são empresas. Eles agem como empresas. Pensa em ganhar novos clientes, mercados e são agressivos. Os clubes brasileiros ainda têm um modelo associativo, muita política e muda-se a gestão a cada 2 ou 3 anos. É difícil ter uma visão e construir uma estratégia internacional neste contexto”, disse o executivo.

Mesmo fora dos seus mercados de origem, as páginas de clubes europeus com conteúdo em português já rivalizam com os brasileiros em engajamento. Frédéric detalhou os números obtidos por PSG e Liverpool.

“O PSG tem 4 milhões de fãs brasileiros no Facebook e mais de 6 milhões no YouTube. É a maior comunidade do mundo do clube, à frente da França. Em seguidores brasileiros, o PSG seria o quinto maior entre os clubes do Brasileirão. O Liverpool registrou 110 mil interações em setembro, mais que diversos times da primeira divisão do Brasil. Vemos nas métricas muitos europeus competindo com os brasileiros. E falo sobre brasileiros sendo engajados por clubes europeus com conteúdo em português. O potencial do mercado brasileiro é fantástico”, destacou.

No papo, Frédéric detalhou também quais são os três pilares de uma estratégia criativa para crescer em um mercado competitivo como o Brasil, ‘,como eventos presenciais serão o próximo passo dos clubes da Europa no território brasileiro e as características do torcedor do futuro.

No rol de clientes da Samba Digital estão os franceses PSG, Lyon, AS Monaco, Lille, os ingleses Liverpool e Tottenham, os italianos Juventus e Napoli, as ligas Ligue 1 e Bundesliga, além do Orlando Magic (NBA) e o Grand Slam Roland-Garros.

Se preferir, ouça no Spotify.