Atletas

Puma, Havaianas e Guaraná: Maradona também se destacou em ações publicitárias

Além de sua icônica magia dentro de campo, Dieguito também marcou época no marketing brasileiro

Puma, Havaianas e Guaraná: Maradona também se destacou em ações publicitárias

25 de novembro de 2020

2 minutos de Leitura

O mundo do futebol lamenta a morte de Diego Armando Maradona, que nos deixou na tarde desta quarta-feira (25). O camisa 10 defendeu a Argentina em 91 jogos, atuando em quatro Copas do Mundo: 1982, 1986, 1990 e 1994. Nos clubes, sua trajetória começou no Argentinos Juniors, para em seguida ir para o Boca Juniors. De lá, foi para o Barcelona e depois para o Napoli, onde viveu um caso de amor com a torcida e fez história com a conquista de dois títulos italianos. Após passagens por Sevilla e Newell’s Old Boys, Maradona encerrou sua carreira no Boca, em 1998, e passou a ser figura comum em jogos na Bombonera.

Além de sua icônica magia dentro de campo, Dieguito também marcou época no marketing brasileiro.

Quando iniciou sua trajetória no futebol, Maradona rejeitou associar sua imagem à bebidas alcoólicas e a cigarro. O que deixou de ser uma barreira quando deixou os gramados.

Na Copa de 2006, Maradona foi uma das estrelas do Guaraná Antártica. No comercial, o argentino figurou ao lado de Ronaldo e Kaká vestindo a camisa da seleção brasileira cantando o Hino Nacional.

Bem antes disso, em 1984, um carismático Maradona estrelou uma campanha para o McDonald’s.

 

Outra que viralizou foi a campanha feita com o Bom Negócio, onde Maradona virou uma poltrona falante e aparece provocando e irritando os torcedores brasileiros:  “Somos los mejores en el mundo”, e “Argentina! Argentina!” “Argentina! Argentina!”, até ser vendido e sumir da tela.

Já no Mundial de 2014, disputado no Brasil, a Havaianas uniu o craque com Romário. No comercial, ele está com amigos assistindo a uma partida e um deles repara que o ex-jogador está só com o pé direito do chinelo. Ao perguntar o motivo, recebe uma piscadela de Romário e a resposta: “Tá com quem merece”.

Para saber o restante, assista ao comercial até o final.

Pela Louis Vuitton, ao ativar a Copa do Mundo de 2010, a marca de luxo uniu Maradona, Pelé e Zidane na mesma campanha. O brasileiro e o francês aparecem jogando pebolim, enquanto o argentino aparece do lado de fora. No final, Maradona deixa a dúvida sobre quem ganhará a disputa.

Por fim, e certamente sua parceira mais marcante, a Puma, que tornou-se o patrocinadora oficial de Maradona nos anos 80, pouco antes da Copa do Mundo de 1982.

Compartilhe