Indústria

Série ‘O Gambito da Rainha’ impulsiona vendas de jogos de xadrez

Desde outubro, mês de lançamento da minissérie na Netflix, a procura por produtos aumentou consideravelmente nos EUA

Série ‘O Gambito da Rainha’ impulsiona vendas de jogos de xadrez

23 de novembro de 2020

2 minutos de Leitura

O Gambito da Rainha‘ é a nova sensação da Netflix. A minissérie, que figurou durante semanas no topo das mais assistidas da plataforma, usou consultores profissionais do esporte para uma representação fidedigna e se baseia fortemente na emoção e tensão dos jogos do xadrez. Ocorre que este sucesso está transcendendo o serviço de streaming e impactando de maneira positiva o mercado esportivo.

Nos Estados Unidos a procura por jogos de xadrez nas lojas especializadas aumentou consideravelmente. Ainda que as vendas tenham naturalmente aumentado por conta da pandemia, período que as pessoas permaneceram por muito mais tempo em casa, o lançamento de ‘O Gambito da Rainha’ fez os números dispararem.

“Nossas vendas de xadrez em outubro aumentaram 178% em relação ao mesmo período do ano passado. No total, as vendas aumentaram 1.048%”, disse Mary Higbe, diretora de marketing da Goliath Games.

“Desde o lançamento de O Gambito da Rainha, nossas vendas de xadrez aumentaram três dígitos”, completou Elizabeth LoVecchio, vice-presidente de marketing da Spin Master, empresa de brinquedos que possui uma divisão de jogos clássicos (como xadrez, damas e gamão) e que detém cerca de 70% do mercado nos Estados Unidos.

Segundo a executiva, desde a chegada de ‘O Gambito da Rainha’ a procura pelos jogos de xadrez tem sido “sem precedentes”, com previsão que as vendas “aumentem ainda mais”. Já no eBay, o interesse em tabuleiros de xadrez aumentou 250%.

A Netflix informou que 62 milhões de usuários assistiram a série em seus 28 primeiros dias desde a estreia. Ela entrou no Top 10 entre produções mais assistidas em 92 países, chegando à primeira posição em 63 territórios, incluindo Brasil, Reino Unido e Argentina. A minissérie é baseada no romance homônimo de Walter Tevis e foi escrita e dirigida por Scott Frank, duas vezes indicado ao Oscar.

Compartilhe