Indústria

Com torneio à altura da paixão local, Copa do Nordeste se destaca nacionalmente

Torneio registra números expressivos no digital e se diferencia pela relação de amor construída com o torcedor nordestino

Com torneio à altura da paixão local, Copa do Nordeste se destaca nacionalmente

07 de dezembro de 2020

3 minutos de Leitura

Amor e orgulho. Duas palavras que definem a relação do torcedor nordestino com a Copa do Nordeste. E, naturalmente, reflete no envolvimento dos mesmos com os perfis do torneio nas redes sociais. Tal afinidade rendeu a alcunha de “Lampions League” a partir de 2013, tamanho o apego regional com a competição.

“A Copa do Nordeste é uma grande comunidade de fãs. O torcedor nordestino sempre foi extremamente engajado, apaixonado pelo seu time, consumidor e nunca teve um produto à altura de sua paixão. No Sudeste não sentimos amor pela competição, só se pensa em título, não há uma relação forte com a marca. O nordestino tem essa relação consolidada e forte com a Lampions”, disse Felipe Tebet, Head de Plataformas Digitais da LiveMode, empresa responsável por produzir todo o conteúdo das redes sociais do torneio.

O sucesso da Copa do Nordeste acabou atraindo o interesse do YouTube, que fechou um acordo de transmissão para a temporada 2020. Com mais de 800 mil inscritos na plataforma, o torneio chegou a alcançar a expressiva marca de quase 500 mil torcedores simultâneos durante o clássico Fortaleza x Ceará. Na Tv paga, com a competição, o Fox Sports lidera na maioria de suas transmissões nacionalmente. No geral, hoje, 30% da audiência é de fora do Nordeste

Esta alta visibilidade, aliada ao consumo de jogos, impacta diretamente nos perfis das redes sociais. No Instagram, por exemplo, o envolvimento obtido pela Copa do Nordeste tem superado torneios com alcance nacional e até mesmo continental.

“O resultado disso na prática é que o perfil da Copa do Nordeste no Instagram, durante o período da competição, de março até agosto, liderou entre todos os perfis de competição no Brasil. E não que ela seja maior que as demais, mas ela tem uma relação diferente, única, de engajamento e paixão com o torcedor”, completou Felipe.

Ainda segundo o profissional, não é somente a Copa do Nordeste que se beneficia desse alcance nacional e do engajamento de sua comunidade, mas todo o ecossistema da região, uma vez que impacta o consumo de jogos, o serviço de streaming e clubes, que como plataformas de comunicação oferecem mais visibilidade aos seus patrocinadores.

Pelo lado da LiveMode, cumpre-se os seus objetivos como responsável por toda essa construção de marca e presença digital.

“A construção dessa comunidade em torno da competição cumpre nossos objetivos de negócio e gera oportunidade para todos envolvidos no ecossistema, clubes, competição, torcedores e até mesmo influenciadores que permeiam a conversa”, finalizou.

Compartilhe