Indústria

Como os clubes focam no mercado infantil com produtos licenciados

Já faz um bom tempo que especialistas batem na tecla de que os clubes brasileiros precisam dar mais atenção ao público infantil. Ter bons produtos […]

Como os clubes focam no mercado infantil com produtos licenciados

09 de dezembro de 2020

3 minutos de Leitura

Já faz um bom tempo que especialistas batem na tecla de que os clubes brasileiros precisam dar mais atenção ao público infantil. Ter bons produtos destinados às crianças pode até fidelizar estes torcedores na fase da vida mais importante para a escolha do time do coração. Para saber como os clubes brasileiros estão lidando com a situação, traçamos um breve panorama de quais itens são oferecidos nas lojas oficiais.

Entre os quatro grandes de São Paulo, nenhum time oferece em seus sites oficiais uma seção especial para produtos infantis que não sejam roupas e chuteiras. Em suma, a linha infantil é exatamente igual à adulta, apenas com tamanhos diferentes. Destes times, o Corinthians está tendo algum sucesso com as crianças e jovens devido ao seu time de Free Fire, principalmente pelo e-sportista Nobru, um dos mais famosos do Brasil e ídolo da juventude.

No Rio de Janeiro, o panorama é praticamente o mesmo. O Fluminense até oferece alguns itens diferentes, como pantufas e bonés para crianças, mas ainda na linha do vestuário. O único caso de um brinquedo nas lojas é o boneco do mascote Barbosinha, disponível para os pequenos torcedores vascaínos.

O Athletico oferece uma variedade um pouco maior de produtos infantis em sua loja. Explorando bem o cachorrinho Fura-Cão, o time curitibano vende o boneco de pelúcia do bichinho, além de kits contendo cadernos, máscaras e lápis com a figura do mascote.

O Grêmio e o Bahia possuem em seus sites uma seção específica de brinquedos à venda, além da simples aba de roupas infantis. A equipe baiana vende dois bonecos de mascote, o Super Homem e a Lindona. Já o tricolor gaúcho é o melhor exemplo a ser seguido: oferece uma linha mais ampla, com bolas, kits de baldinhos de praia, quadros decorativos, jogo de frescobol, bonecas, materiais escolares, quebra-cabeças, entre outros brinquedos.

É evidente a importância de produtos como os que o Grêmio oferece. É difícil ver uma criança que gosta de ganhar roupas de presente em datas comemorativas, até mesmo os uniformes do time do coração. Por isso, os brinquedos se colocam como a melhor oportunidade para os pais que querem deixar o clube marcado na vida do filho.

Basta ver o sucesso que os produtos não licenciados fazem com o público infantil. É comum ver crianças brincando com itens com as cores e o escudo de times, mesmo que estes não façam parte das linhas oficiais. Até mesmo para a prática de esportes é difícil encontrar os produtos adequados. Existem as chuteiras, mas há uma série de outros itens para explorar, como a bola e a trave de futebol para crianças, que ajuda a estimular a competitividade.

Também há casos de clubes que tentaram, sem tanto sucesso, explorar digitalmente o público infantil, com aplicativos voltados aos pequenos. Ainda assim, a maioria das estratégias pecou no conteúdo, que se limitava a vídeos de crianças cantando músicas do time, por exemplo. A concorrência na internet é enorme e, por isso, é preciso ser muito atrativo para conseguir ter sucesso entre as crianças nesse meio.

Compartilhe