Indústria

Corinthians e Paulistão ratificam o futebol feminino engajado

O ano de 2020 ficará marcado por um momento de reafirmação da modalidade no Brasil

Corinthians e Paulistão ratificam o futebol feminino engajado

21 de dezembro de 2020

2 minutos de Leitura

A Federação Paulista de Futebol utilizou a final do Paulistão Feminino entre Ferroviária e Corinthians para fazer um importante alerta. Na transmissão do jogo na internet, feita pela FPF TV no Facebook Watch, a narração levantou dados sobre a violência sexual contra mulheres a cada oito minutos. A contagem faz referência ao período em que uma mulher é estuprada no Brasil, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

“O futebol tem um papel social extremamente importante. E nossa intenção é utilizar a final do campeonato mais tradicional do país, o Paulistão Feminino, para conscientizar sobre um problema que acontece todos os dias, a cada 8 minutos, e é tratado como se fosse trivial”, disse o vice-presidente de marketing e comunicação da federação paulista, Bernardo Itri.

O discurso de resistência também pôde ser visto na comunicação oficial da equipe campeã, o Corinthians. As jogadoras jogaram com nome de outras mulheres estampado na camisa. Foram escolhidos nomes importantes na vida de cada uma delas. Segundo o clube, foi “mais um capítulo dessa história de sororidade que inspira tantos futuros, no campo e na vida”.

Já nas redes sociais, o Timão lançou a hashtag #ElasJogandoPorElas, que alcançou o ranking dos termos mais citados no Twitter durante todo o domingo (20).

Por fim, a Nike, parceira do Corinthians, lançou um vídeo para exaltar que as jogadoras entram em campo para defender dois jogos: o do time e o dos direitos de todas as mulheres.

Compartilhe