Indústria

Laporta lança candidatura para presidir Barcelona e quer permanência de Messi

No comando do clube de 2003 a 2010, o candidato colecionou títulos em sua passagem e quer seguir com o argentino em 2021

Laporta lança candidatura para presidir Barcelona e quer permanência de Messi

01 de dezembro de 2020

3 minutos de Leitura

O ex-presidente do FC Barcelona, Joan Laporta, apresentou nesta segunda-feira (30) a sua candidatura ratificando o seu desejo de voltar a comandar o gigante espanhol. Como mandatário do Barça de 2003 a 2010, Laporta espera que Lionel Messi permaneça no clube caso ele seja eleito.

“Quero que o Barcelona seja novamente estimado em todo o mundo. Quando decidi que Pep Guardiola era o treinador do novo projeto, fui até a casa de Lionel Messi para explicar o projeto para ele e o seu pai. Eu disse que ele deveria ser o líder e que utilizaria a camisa 10. Acho que ele sabia que para ser o melhor jogador da história precisava de um bom time ao seu lado. A partir daí, o Barça passou a jogar de maneira espetacular, como um sonho, e sabia que tinha que fazer história, sabia que representava valores, um clube, uma cidade e um país”, destacou o candidato, acrescentando que “tudo está pensado para que o Messi se convença a continuar no Barça”.

O cenário econômico do futebol também foi tema da coletiva de Laporta. Segundo ele, apesar da crise mundial por conta da pandemia, as decisões erradas tomada pelo ex-presidente do Barcelona, Josep Bartomeu, contribuíram para o aumento das dívidas.

“Conhecendo ao máximo a situação econômica do clube, espero encontrar o menor número de surpresas possíveis. As despesas e a dívida são as mesmas com menos receita, mas temos a possibilidade de gerar novas receitas entrando no mundo digital. Quando a pandemia passar e os fãs voltarem ao estádio, a bilheteria e o merchandising serão ativados, embora nem tudo venha da Covid, já que não tomaram as decisões mais corretas”, ponderou.

Joan Laporta abordou também sobre a presença de mulheres em sua direção. Como o futebol feminino do clube tem crescido, tanto em conquistas, como em patrocínios exclusivos, é fundamental que esta representatividade reflita também em cargos gerenciais.

“A consciência social do clube leva a melhorar questões delicadas como gênero. As mulheres estarão muito presentes tanto na diretoria como nos órgãos executivos do clube”, prometeu o candidato.

Em seus sete anos à frente do clube, o Barça conquistou 12 títulos, incluindo duas Champions League (2006 e 2009) e quatro LaLiga (2005, 2006, 2009 e 2010). Laporta é o oitavo candidato à presidência do Barcelona, após a renúncia de Bartomeu. Ao lado do ex-presidente, também concorrem Toni Freixa, que foi diretor com Laporta, Víctor Font, Emili Rousaud e Xavi Vilajoana. Também estão na corrida Jordi Farré, promotor do voto de censura contra Bartomeu e sua diretoria, Lluís Fernández Alá e Pere Riera.

“Ser presidente do Barça foi uma honra e dei os melhores anos da minha vida. Se os parceiros confiarem em mim, estou convicto de que os faremos de novo, ainda melhor. Faremos com otimismo, sendo fiéis a nós mesmos, fugindo de catástrofes, com humildade, com vocação para o serviço, generosidade e coragem. Encorajamos os sócios do Barça a realizar o maior desafio de nossas vidas”, finalizou Laporta.

Compartilhe