Indústria

Rússia é banida dos Jogos Olímpicos de Tóquio e da Copa do Mundo 2022

Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) emitiu um parecer desfavorável para a participação do país após casos de doping entre os atletas

Rússia é banida dos Jogos Olímpicos de Tóquio e da Copa do Mundo 2022

17 de dezembro de 2020

2 minutos de Leitura

O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) emitiu um parecer desfavorável para a participação da Rússia nos Jogos Olímpicos de Tóquio após um recurso movido pela agência antidoping local. O mesmo valerá para a Copa do Mundo 2022.

“O painel do CAS determinou por unanimidade que a RUSADA (Agência de Antidoping da Rússia) não está em conformidade com o Código Anti-Doping Mundial (WADC) em conexão com sua falha em obter a entrega dos dados subjacentes para a WADA”, afirmou o tribunal.




Antes de cair para dois anos de suspensão, a Rússia havia sido banida pela WADA (Agência Mundial Antidoping) por quatro, após o escândalo de doping em atletas russos. Na decisão, o tribunal proibiu que “a bandeira da Federação Russa (atual ou histórica) seja transportada ou exibida em qualquer local oficial ou área controlada” em qualquer evento de porte mundial. O hino nacional russo também não pode ser “tocado ou cantado em nenhum local oficial de eventos” durante o período de dois anos. Desta maneira, os atletas poderão participar das competições desde que não façam nenhuma alusão ao país, ou seja, terão que criar equipes e uniformes neutros.

“Como consequência, o painel emitiu uma série de ordens que entram em vigor em 17 de dezembro de 2020 por um período de dois anos, ou seja, até 16 de dezembro de 2022”, completou.

Compartilhe