Redes Sociais

Transmissão de PSG x Basaksehir destaca dados de racismo no Brasil e no mundo

Jorge Iggor e Mauro Beting apresentaram dados do Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol 2019, do Observatório Racial do Futebol.

Transmissão de PSG x Basaksehir destaca dados de racismo no Brasil e no mundo

09 de dezembro de 2020

2 minutos de Leitura

Durante a partida entre PSG e Basaksehir, que foi transmitida na tarde desta quarta-feira (9) no Facebook por meio da página do Esporte Interativo, o narrador Jorge Iggor e o comentarista Mauro Beting apresentaram dados do Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol 2019, desenvolvido pelo Observatório Racial do Futebol.

Entre as estatísticas divulgadas pela dupla estava a quantidade de casos de racismo ocorridos no Brasil e no exterior ao longo do ano, além das principais ofensas registradas e onde elas acontecem.

Além disso, durante a transmissão, a hashtag #ChegaDePreconceito figurou em destaque na tela, fruto de uma campanha realizada pelo Observatório e que conta com o apoio da rede social, cujo objetivo é promover a conscientização e a luta contra o racismo no esporte.

Vale lembrar que a partida era para acontecer na terça-feira (8), mas foi adiada por um lamentável caso de racismo envolvendo o quarto árbitro romeno Sebastian Colţescu e o camaronês Pierre Webó, ex-atacante e membro da comissão técnica da equipe turca. As duas equipes deixaram o gramado do estádio no meio do primeiro tempo após uma ofensa racista de Colţescu.

O tumulto se iniciou quando o lateral brasileiro Rafael, do Istanbul, foi punido com cartão amarelo. Membros da equipe turca reclamaram da punição. Nesse momento, Sebastian Coltescu chamou o juiz principal, Ovidiu Hategan, e pediu punição a Webó.

“Aquele preto ali. Vá lá e verifique quem é. Aquele preto ali. Não dá para agir assim”, afirmou Coltescu, ao se referir ao camaronês da comissão técnica do Istanbul.

Webó se revoltou e questionou Coltescu por várias vezes: “O que você falou? Por que você falou preto?”. O árbitro principal, Ovidiu Hategan, se aproximou e deu um cartão vermelho em direção ao camaronês. A partir daí, a revolta dos membros da comissão técnica e reservas do Istanbul Basaksehir ficou maior. Todos deixaram o gramado como forma de protesto.

Compartilhe