Em seu mais recente estudo sobre as finanças dos principais clubes da Europa, a Deloitte destaca que a pandemia do coronavírus custará cerca de € 2 bilhões.
O tradicional ‘Football Money League’ mostra que os 20 principais times geradores de receita perderam cerca de € 1.1 bilhão durante a temporada 2019/20 pela diminuição dos direitos de transmissão e a ausência de bilheteria pelos portões fechados nos estádios.
Apesar de alguns valores serem compensados nas contas da temporada 2020/21, juntamente com prêmios em dinheiro diferidos para muitos clubes, os efeitos contínuos da pandemia projeta que o prejuízo pode ser ainda maior: para 2 bilhões entre os 20 clubes.
“Normalmente liberamos nosso estudo e falamos sobre o crescimento da receita, mas é claro que o futebol não é imune à pandemia da Covid-19. A receita que tem sido perdida é impulsionada pela falta de torcedores no estádio, pela falta de interação em um dia de jogo, torcedores gastando na loja do clube e comprando comida e bebida, e há um elemento que se relaciona à receita que as emissoras têm conseguido recuperar para o próximo ano”, disse Tim Bridge, da Deloitte Sports Business Group, à agência de notícias PA.