Indústria

‘The Times’ divulga que Jogos Olímpicos de Tóquio serão cancelados

Se confirmado, capital japonesa pode sediar evento em 2032, ainda sem uma sede definida

22 jan, 2021

Ainda que o Comite Olímpico Internacional (COI) admita que não exista ‘Plano B’ para a não realização dos Jogos de Tóquio, o britânico ‘The Times’ destaca que a pandemia do coronavírus tornou a realização do evento inviável. Uma das possibilidades estudadas seria anunciar que a capital japonesa receberá a edição de 2032.

“Ninguém quer ser o primeiro a dizer isso, mas o consenso é que é muito difícil. Pessoalmente, acho que não vá ocorrer”, afirmou um alto membro da coalização do governo ao jornal.

A escolha por 2032 se deve ao fato de ser a primeira edição ainda sem uma sede definida. Os Jogos de 2024 serão realizados em Paris, na França, enquanto os de 2028 estão marcados para Los Angeles, nos Estados Unidos.

O Japão espera começar a vacinação em massa a partir de maio, dois meses para o início dos Jogos Olímpicos. Na segunda-feira (18), o Primeiro Ministro Yoshihide Suga prometeu controlar a doença até a realização do evento.

No dia 7 de janeiro, o Japão declarou estado de emergência em Tóquio, com duração prevista de um mês. A entrada de cidadãos estrangeiros foi proibida no país. Logo depois, uma pesquisa apontou que 80% dos japoneses são contra a realização dos Jogos de Tóquio no cenário atual.

Já o ex-vice-presidente do comitê organizador das Olimpíadas de Londres de 2012, Keith Mills, disse em entrevista à rádio BBC que planejaria o cancelamento se fosse o responsável pelos Jogos.