Podcasts

‘Um ecossistema esportivo chamado NBB’, com Álvaro Cotta (NBB)

25 jan, 2021

O MKTEsportivoCast desta semana recebeu Álvaro Cotta, Diretor de Marketing e Comercial do NBB. O profissional, que está na liga desde abril de 2015, detalhou como tem sido o trabalho nesta temporada após um 2020 desafiador. Cotta contou como o basquete brasileiro manteve uma estreita relação com os patrocinadores dada a ausência de jogos no ano passado, e como uma abordagem em que a liga deseja ser uma ferramenta complementar para a estratégia de uma marca tem se mostrado eficaz.

“Muitas das ações realizados surgem de conversas com patrocinadores, do briefing que extraímos deles. Este foi o caso do NBBet, programa semanal que temos no Facebook em parceria com a Betmotion. Após sete programas, crescemos em 7x o número de apostas que os fãs realizam no jogo de terça-feira”, contou o executivo.

Sendo gestor do seu próprio conteúdo, o NBB se destaca por ter uma ampla entrega no digital, explorando as mais variadas redes sociais e, principalmente, fechando acordos de transmissão com as plataformas. Ao longo dos anos, a liga já disponibilizou jogos ao vivo no Facebook, Twitter e Twitch. Na visão de Cotta, para uma entidade esportiva, é obrigatório ter uma presença multiplataforma.

“Ser multiplataforma é indispensável para qualquer produto esportivo. A inovação é uma cultura, uma filosofia. O resultado disso é como você leva uma experiência cada vez melhor para os seus fãs, nas diversas plataformas existentes”, ressaltou.

Por fim, o executivo detalhou o modelo de gestão do NBB, onde os próprios clubes são responsáveis pelas decisões tomadas pela LNB, em um modelo descentralizado de poder. Esse protagonismo que a liga dá aos times, na tomada de decisão, segundo Cotta, colabora para a própria sustentabilidade do campeonato.