Streaming

Aos poucos, futebol brasileiro avança no streaming

Com a pandemia, ficou ainda mais evidente a necessidade de ter estratégias para envolver os fãs que anseiam por valor e transmissões ao vivo

Aos poucos, futebol brasileiro avança no streaming

11 de fevereiro de 2021

3 minutos de Leitura

O ano de 2020 ficará marcado para sempre como um período que acelerou diversas transformações envolvendo consumo de esporte e o ambiente digital. Com a pandemia, ficou ainda mais evidente a necessidade de se desenvolver experiências digitais e fazer dela parte fundamental de uma estratégia para envolver os fãs que anseiam por relevância e transmissões ao vivo.

Em um curto período, o mercado brasileiro foi impactado por boas novidades. A primeira delas envolve a transmissão dos jogos da Liga Paulista de Futsal (LPF), via TV LPF no YouTube, tanto masculino como feminino. As transmissões estão previstas para começarem em março. Alianças como esta abrem uma importante via de monetização para Federações e Confederações (e não apenas de futebol) para que consigam visibilidade e, consequentemente, rentabilização dos seus produtos. A transmissão de jogos é, portanto, mais uma vertente de faturamento. Neste sentido, o protagonista sempre será o fã e o seu comportamento em relação ao que chega até ele, ainda que exista um bombardeio muito grande de notícias e mensagens.

“O engajamento e a parceria com os torcedores são a base de tudo. Eles podem escolher o conteúdo que querem ver, o documentário que querem que seja captado. O torcedor terá voz, a emoção dele é a base das relações. A fragmentação da notícia e das informações é uma realidade, e temos de lidar com isso a nosso favor”, disse João Palomino, CEO da LiveSports, em entrevista ao MKTEsportivo.

Neste contexto, o poder de engajamento de conteúdos mais imersivos e exclusivos é expressivamente superior às ativações convencionais, não apenas em interatividade e audiência, mas também em retorno. Mais recentemente, o Cruzeiro fechou uma parceria com a própria LiveSports para ampliar a entrega de materiais aos seus torcedores. Do seu lado, a empresa criará conteúdos especiais e levará transmissões de jogos das categorias de base, time feminino, bem como treinamentos do elenco profissional masculino. Eventos institucionais e internos também estarão disponíveis. Em parcerias do tipo, o pilar acesso torna-se um diferencial.

“Há mecanismos que favorecem a aproximação, há formas de trazer o torcedor para perto. Mas nada é mais poderoso do que a paixão do torcedor. Essa é a forma natural de engajamento. E a identificação com os propósitos tornam natural essa ligação. O Cruzeiro será um clube do seu torcedor e a forma dele interagir e se comunicar será ditada por ele”, detalhou Palomino ao abordar a parceria.

Outras iniciativas também merecem destaque, como a plataforma de streaming da Federação Paulista de Futebol e o serviço lançado pelo Sport Recife.

São novidades como estas que escancaram a nova janela de oportunidade de consumo de esporte que existe no Brasil, embarcando no streaming e no comportamento do fã, cada vez mais inclinado a conteúdos de valor e que estejam alinhados aos seus anseios.

Compartilhe