Tecnologia

Experiências imersivas transformam consumo de jogos da NFL nos EUA

Digital ratifica protagonismo na estratégia das marcas para envolver fãs que assistem às partidas fora dos estádios

Experiências imersivas transformam consumo de jogos da NFL nos EUA

02 de fevereiro de 2021

3 minutos de Leitura

A pandemia atrapalhou os planos de anunciantes e da própria NFL em iniciativas envolvendo o Super Bowl LV, que será realizado no próximo domingo (7), em Tampa, na Flórida. Com a impossibilidade de ações envolvendo o público fisicamente, apesar do Raymond James Stadium receber um público de 22 mil pessoas, as empresas estão voltando suas ações para o digital. O know-how, portanto, se faz fundamental neste momento.

Juntos desde 2019, a Verizon e a NFL firmaram parceria de inovação para desenvolver em conjunto novos produtos e serviços que utilizam 5G e outras tecnologias para aprimorar os jogos da liga e a experiência dos fãs dentro e fora dos estádios. Com a pandemia, as equipes restringiram a frequência aos jogos ao vivo, tornando as experiências digitais uma parte fundamental de sua estratégia para envolver os fãs que assistem às partidas em casa ou no trânsito. 

“Em um mundo cada vez mais digital, as marcas precisam apostar em iniciativas inovadoras para conseguir se conectar verdadeiramente com as suas audiências, especialmente no mundo esportivo, um segmento que historicamente se baseia na interação entre atletas/times e torcedores. Neste contexto, o poder de engajamento das experiências imersivas é expressivamente superior às ativações convencionais, não apenas em interatividade e audiência, mas também em resultado para as marcas”, analisa Ana Raquel Hernandes, Head da RYOT Studio, estúdio de branded content e experiências imersivas da Verizon Media no Brasil.

Na edição de 2020 do Super Bowl, foram apresentadas novidades no aplicativo NFL OnePass, como recursos de wayfinding e experiências de Realidade Aumentada (AR). Para os clientes da Verizon 5G Ultra Wideband, o aplicativo também disponibilizou um recurso inédito: streaming de ângulos multicâmeras (7 no total) do qual os fãs podiam personalizar a transmissão da partida e reproduzir replays instantâneos com informações dos jogadores em realidade aumentada. 

Além das otimizações envolvendo o aplicativo da NFL, a Verizon também organizou um evento, o Verizon 5G Stadium, que teve o objetivo de demonstrar a potência da tecnologia 5G na maneira como assistimos esportes.  Na ativação, a empresa realizou a transmissão ao vivo do Pro Bowl, evento que acontece um fim de semana antes do Super Bowl e que reúne os melhores jogadores da liga.

Com acesso a ângulos captados por uma câmera 8K, os participantes do evento puderam ter uma experiência imersiva, como se estivessem diretamente no campo onde a partida estava sendo realizada. Foi a primeira vez que um jogo da NFL foi apresentado dessa maneira.

“As respostas que obtivemos com as iniciativas desenvolvidas com a NFL até o momento comprovam que o futuro dos eventos esportivos (e do esporte de uma maneira geral) está totalmente interligado à inovação e à conectividade”, completou a executiva.

O acordo da Verizon com a NFL tornou o Yahoo Sports a casa móvel da NFL. Os torcedores puderam assistir ao Super Bowl LIV no aplicativo móvel Yahoo Sports, com tecnologia de streaming ao vivo da plataforma da Verizon Media, projetada para ser a mais ágil possível para oferecer aos torcedores a melhor experiência durante a transmissão.

Compartilhe