Futebol

Futebol francês lança campanha contra o racismo e anti-semitismo

Liga de Futebol Profissional fez desta luta uma das prioridades de sua abordagem da responsabilidade corporativa

Futebol francês lança campanha contra o racismo e anti-semitismo

17 de março de 2021

3 minutos de Leitura

A Liga de Futebol Profissional fez da luta contra toda discriminação uma das prioridades de sua abordagem da responsabilidade corporativa e lançou um ambicioso programa para garantir que o racismo, o anti-semitismo, a homofobia e o sexismo desapareçam completamente do mundo do futebol profissional.

Em colaboração com os clubes e associações parceiras, a LFP organizou dias dedicados à sensibilização para estas questões entre todos os adeptos do futebol. Workshops de conscientização estão sendo realizados em centros de treinamento em parceria com a Fondaction du Football, e outros eventos já estão planejados para conscientizar todos os jogadores do futebol profissional.

O LFP trabalhou com o LICRA para criar uma plataforma de relatórios que será acessível a todos e pode ser encontrado neste site. Esse trabalho diário de prevenção é acompanhado de sanções quando essas instâncias ocorrem.

Recentemente, por iniciativa da LFP, um grupo de trabalho com o Facebook e outro com o Twitter foram desenvolvidos para combater o discurso de ódio e, em particular, os insultos racistas, tendo como alvo jogos e jogadores do futebol profissional francês em suas redes sociais.

Este trabalho substantivo está sendo acompanhado por esforços pedagógicos e educacionais também para o público em geral. A 30ª rodada de Ligue 1 Uber Eats e Ligue 2 BKT, que será disputada nos dias 19, 20 e 21 de março de 2021, será uma oportunidade para mais uma vez sensibilizar todos os torcedores.

Em parceria com a LICRA, a Professional Football League produziu dois clipes dedicados à Ligue 1 Uber Eats e à Ligue 2 BKT. Transmitidos nas plataformas digitais dos clubes, da Liga e das suas emissoras, estes dois clips pretendem evidenciar os nossos diferenciais ao serviço do coletivo.

Dirigido pela Agência Rosbeef!, o filme é inspirado no típico anúncio prematuro das escalações dos times, transmitido antes da partida. Feito com tom inteligente, e com um toque do absurdo, demonstra a importância de abraçar nossas diferenças para o bem do coletivo, a importância das características únicas e da diversidade, no futebol e na sociedade.

O vídeo dedicado do Uber Eats Ligue 1 foi traduzido para inglês, árabe, chinês, português/brasileiro e espanhol e será lançado nas plataformas internacionais do Uber Eats League 1.

Compartilhe