Futebol

Por unanimidade, clubes belgas aprovam fusão com futebol holandês

BeNeLeague sairia da fusão da Eredivisie com a Jupiler Pro League com início previsto para 2025

Por unanimidade, clubes belgas aprovam fusão com futebol holandês

16 de março de 2021

2 minutos de Leitura

A Pro League, a primeira divisão do futebol da Bélgica, anunciou nesta terça-feira que a sua Assembleia Geral votou por unanimidade um acordo para a possível criação da BeNeLeague, liga que fundiria a elite do futebol belga com a primeira divisão holandesa. O projeto, destacado pelo MKTEsportivo em janeiro de 2020, iniciaria a partir de 2025. Este é apenas um primeiro passo de um processo que promete ser longo.

“Essa ambição se baseia tanto no respeito às aspirações esportivas das grandes equipes quanto na necessidade de estabilidade econômica de outros clubes profissionais. Os 25 clubes querem, de forma unânime, dar todas as chances à eventual conquista da BeNeLeague. A gestão da Pro League passará a ter um papel ativo neste projeto”, explicou a entidade belga em comunicado.

A BeNeLeague poderia gerar até € 400 milhões em acordos de direitos televisivos. A possibilidade de fusão existe já há algum tempo, mas ganhou força em 2019 quando a Deloitte foi contratada para analisar a viabilidade da união da Eredivisie (Holandês) com a Jupiler Pro League (Belga). O provável resultado financeiro de uma união chamou atenção dos clubes.

Para a Pro League, a criação da BeNeLeague também deve ser sinônimo de “estabilidade econômica” para outros clubes profissionais. Para tal, considera necessário passar pela “criação de um campeonato nacional de primeira divisão com base em regras de licenciamento e competição sustentáveis” e pela integração das equipas promissoras dos clubes nas divisões inferiores.

Vale destacar que na Bélgica, a Jupiler Pro League passou a não conceder os direitos domésticos de transmissão após a apresentação de ofertas por emissoras e grupos de mídia rivais. Atualmente, a liga embolsa cerca de € 80 milhões por temporada em acordos de direitos domésticos ao vivo com as operadoras Proximus, Telenet e Voo.

Compartilhe