O Zenit São Petersburgo, da primeira divisão do futebol russo, iniciou uma campanha de vacinação de seus torcedores. Desde o último fim de semana, o clube tem disponibilizado a vacina Sputnik V, fabricada no país, aos maiores de 18 que vão até a Gazprom Arena durante os jogos da equipe. Para ser vacinado, o torcedor russo precisa apresentar o seu passaporte e cartão de vacinação.
“O programa de vacinação da Sputnik V está funcionando aqui na Gazprom Arena. Nós ofereceremos vacinação gratuita em cada um de nossos quatro jogos em casa restantes na atual temporada”, postou o Zenit em seu Twitter.
O centro de vacinação no estádio do Zenit foi inaugurado no sábado, na partida contra o Akhmat, pelo Campeonato Russo. A promessa do clube é que o local funcionará até o fim da temporada, em maio.
Desde junho do ano passado, quando o Campeonato Russo foi retomado, os estádios estão liberados para receber torcedores. Atualmente, o Zenit recebe uma média de 17 mil pessoas por partida.
Na Rússia, mais de 4 milhões de pessoas já foram infectadas pelo coronavírus e o país registra 90 mil mortes por covid-19. Foram vacinadas até agora com ao menos uma dose 5,5 milhões de pessoas, o equivalente a 3,8% da população. A vacina russa Sputnik V tem uma efetividade de 91,6%. Segundo dados do Johns Hopkins University, a Rússia tem, ao todo, 90.958 mortes.