Futebol

Bayern de Munique, Dortmund e RB Leipzig rejeitam Superliga

Trio do futebol alemão ratificou a permanência na UEFA Champions League

Bayern de Munique, Dortmund e RB Leipzig rejeitam Superliga

20 de abril de 2021

3 minutos de Leitura

Bayern de Munique, Borussia Dortmund e RB Leipzig emitiram um comunicado e confirmaram que não farão parte da Superliga europeia, ratificando a posição de permanência na Champions League.

Em comunicado, o CEO do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, apoiou as mudanças de formato anunciadas pela UEFA para a Champions e refutou participação na Superliga.

“O Bayern nunca esteve envolvido em planos para a criação da Superliga. Estamos convencidos que a estrutura atual do futebol garante uma fundação econômica sustentável para todos. Apoiamos as reformas anunciadas para a Champions League, porque acredita que elas são um passo na direção correta do desenvolvimento do futebol europeu. A nova fase de grupos vai contribuir para o aumento da emoção de todos em participar dessa competição. Eu não acredito que a Superliga vai resolver os problemas financeiros atuais dos clubes europeus, que foram piorados pela pandemia de COVID-19. Ao contrário: todos os clubes da Europa deveriam trabalhar de maneira solidária para garantir que os custos, especialmente com salários de atletas e taxas pagas a agentes em transferências, sejam ajustadas aos orçamentos, tornando o futebol europeu cada vez mais racional”, disse o executivo.

No Dortmund, o CEO do clube, Hans-Joachim Watzke, também confirmou que o time seguirá competindo na Champions League, assim como o RB Leipzig.

“Os diretores da ECA (Associação de Clubes Europeus) se reuniram no último domingo, em conferência virtual, a concordaram em seguir com os planos traçados na última sexta-feira, o que significa que os clubes seguem apoiando as reformas propostas para a Uefa Champions League. Os membros do ECA se colocaram de forma totalmente contrária à criação de uma Superliga”, afirmou Watzke.

“Nós somos defensores da competição esportiva. E competição esportiva significa lutar para alcançar uma posição em sua liga doméstica que lhe dê o direito de participar de uma competição internacional. Para nós, mudar isso é algo totalmente fora de questão. Rejeitamos qualquer plano para criar uma Superliga”, finalizou o CEO do RB, Oliver Mintzlaff.

A Federação Alemã de Futebol (DFB) já havia se posicionado contra a criação da Super League.

“A Federação Alemã de Futebol (DFB) toma uma posição clara contra o conceito de uma Super Liga Europeia. O futebol deve ser sempre uma questão de desempenho em campo; ele decide a promoção e o rebaixamento, assim como a qualificação para as respectivas competições. Os interesses comerciais de alguns poucos clubes não devem levar à abolição da solidariedade e da união do futebol há muito estabelecida. Cada clube deve decidir se quer continuar fazendo parte da estrutura geral harmoniosa e organizada do futebol ou seguir seus interesses egoístas longe da UEFA e das federações nacionais de futebol”, destacou a federação em seu comunicado.

Compartilhe