Indústria

Corinthians investe em conteúdo no Instagram e soma mais de 100 mil novos seguidores nas redes sociais

Os clubes brasileiros estão cada vez mais presentes nas redes sociais, principalmente as duas equipes que possuem mais torcedores. Flamengo e Corinthians lideram todos os […]

Corinthians investe em conteúdo no Instagram e soma mais de 100 mil novos seguidores nas redes sociais

01 de abril de 2021

4 minutos de Leitura

Os clubes brasileiros estão cada vez mais presentes nas redes sociais, principalmente as duas equipes que possuem mais torcedores. Flamengo e Corinthians lideram todos os rankings e são, com alguma vantagem, os mais populares também na internet. No início deste ano, a equipe paulista decidiu investir nos conteúdos audiovisuais no Instagram e registrou um dos maiores crescimentos na plataforma. Foram quase 70 mil novos seguidores em apenas três meses.

Esse resultado veio com algumas campanhas exclusivas na rede social voltada para fotos e vídeos. Além de mostrar os bastidores de alguns jogos e treinos, o perfil no Instagram do clube também lançou alguns conteúdos com músicos convidados. A ideia é diversificar as postagens para aumentar o interesse dos torcedores, algo que está gerando bons resultados. O Corinthians conseguiu crescimentos nos números neste início de ano.

Segundo dados coletados pela IBOPE Repucom, o Timão somou 108 mil novos seguidores em todas as redes sociais, sendo que 70% desses cadastros foram no Instagram. Ou seja, o foco dado ao aplicativo conseguiu gerar boas notícias para o setor de marketing. A equipe é a segunda mais popular da plataforma, e perde apenas para o Flamengo. O time carioca continua dominando neste quesito, com quase 10 milhões de seguidores. O Corinthians aparece com pouco mais de 5 milhões.

A maior popularidade dos conteúdos no formato de vídeo é algo recente, e que ganhou mais destaque com a chegada do TikTok no Brasil. A plataforma fez com que várias outras redes sociais, como o Instagram, o Twitter e o Facebook, também dessem maior atenção para os vídeos na plataforma. Atualmente, todas essas mídias possuem ferramentas para postagem de vídeos. Além disso, o auxílio na criação de conteúdos visuais também cresceu. Esse é o caso, por exemplo, do editor de vídeo da InVideo. A plataforma é focada nos usuários que não possuem experiência na edição, e permite a criação de vídeos profissionais utilizando imagens, autocolantes e caixas de texto da biblioteca do software gratuito. É uma forma de democratizar, e também facilitar, a criação de conteúdos audiovisuais.

TikTok em alta

Criado em 2016, o TikTok é uma rede social focada em vídeos curtos e que se transformou em uma verdadeira febre mundial. A plataforma é a quarta rede social mais popular do mundo, e também faz sucesso com os torcedores de futebol. Flamengo e Corinthians, por exemplo, somam mais de 3 milhões de seguidores no aplicativo. O destaque vai para a equipe carioca, que é responsável por mais da metade desse número. É o marketing digital funcionando de forma perfeita no clube carioca.

Nos últimos anos, a plataforma chinesa investiu pesado para ganhar espaço no mundo esportivo. Além da maior presença com os clubes de futebol, o TikTok também fechou parcerias de outros esportes, como o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e até mesmo o Novo Basquete Brasil (NBB). Ou seja, é inegável que os conteúdos por vídeos estão ganhando cada vez mais presença, e a plataforma está conseguindo maior destaque. As instituições que aproveitarem isso antes, vão sair na frente com os torcedores.

As redes sociais estão ganhando muito alcance, e isso significa maior impacto também nos investimentos. O Flamengo e o Corinthians possuem bons resultados porque investem bastante no conteúdo. No caso do Timão, por exemplo, as campanhas de marketing digital ganharam mais atenção com a chegada do publicitário José Colagrossi Neto, que fez carreira na IBOPE Repucom. Isso mostra que alguns clubes brasileiros entendem a importância de uma rede social forte e que aproxima os bastidores dos torcedores apaixonados.

Compartilhe