Tecnologia

Mediacoach: a arma secreta de Real Madrid e FC Barcelona na preparação do ElClásico

Ferramenta pode ser fundamental na disputa pelo título da temporada dada a importância que tem para os clubes

Mediacoach: a arma secreta de Real Madrid e FC Barcelona na preparação do ElClásico

09 de abril de 2021

8 minutos de Leitura

Pode não dar um passe ou marcar um gol dentro do jogo, nem ter o ambiente do vestiário ou ganhar as manchetes dos principais jornais, mas se tornou uma das armas mais valiosas do arsenal de todas as equipes que disputam a LaLiga Santander.

Este é o Mediacoach, uma ferramenta que pode ser fundamental na corrida pelo título da LaLiga, dada a importância que tem para clubes como Real Madrid e FC Barcelona, ​​que se enfrentam neste sábado (10), no ElClásico. Um jogo de importância mundial que, nesta temporada, pode ser decisivo para determinar quem vai conseguir o troféu da LaLiga Santander no final da temporada.

Mas, afinal, o que é Mediacoach?

Mediacoach é um sistema completo de análise de vídeo e dados criado pela LaLiga na temporada 2009/2010. Os 42 clubes – LaLiga Santander e LaLiga SmartBank – têm à sua disposição os resultados produzidos por este software. Dados que utilizaram, entre outras coisas, para melhorar o desempenho e a segurança dos jogadores, bem como a competitividade das partidas. Atualmente, a ferramenta tem mais de 600 usuários, incluindo não apenas analistas, mas também treinadores dos times A e B dos clubes, diretores esportivos, preparadores físicos e muitos outros.

Através de ‘eventos’ (contando cada uma das ações técnico-táticas) e as câmeras de rastreamento de última geração (rastreando os movimentos de todos os jogadores e também da bola), qualquer detalhe imaginável é coletado antes, durante e depois da partida. Só na temporada 2019/2020, mais de um milhão e meio de videoclipes das 129 ações técnico-táticas mais relevantes de cada jogo foram criados pela Mediacoach.

Cada jogo tem quatro fontes de vídeo (câmera tática calibrada, panorâmica, radar e TV) e as equipes têm à sua disposição um relatório cumulativo de 150 páginas por rodada. Isso é Big Data, que já é uma parte fundamental do futebol hoje. E através da Mediacoach, influencia direta e decisivamente a preparação e o desenvolvimento das partidas. Como será o caso no ElClásico neste Sábado (10), às 14h (de Brasília).

Assim, até seis dias antes do ElClásico, as comissões técnicas de Zidane e Koeman têm à sua disposição o Relatório Pré-jogo de 24 páginas, que oferece as estatísticas mais completas sobre o rival nos últimos quatro jogos. Por meio de uma sessão presencial, analistas e técnicos estudam analisam cuidadosamente as métricas de desempenho que podem ajudá-los a construir uma estratégia para vencer o tão importante embate. Isso inclui características do estilo de jogo do oponente, uma classificação de eficácia e eficiência ao atacar e defender, estatísticas individuais dos jogadores, níveis de condicionamento físico e muito mais. No total, o Mediacoach oferece centenas de pontos de dados que podem ser usados ​​para determinar as ameaças e fraquezas que o oponente apresenta. A equipe que melhor analisa esses dados já pode começar com vantagem.

Criação de planos de treinamento a partir de dados

Uma vez que o plano de jogo foi decidido, enquanto os treinadores dirigem as tarefas em campo em cada sessão de treinamento, o resto da comissão técnica continua a analisar o rival, investigando qualquer detalhe que possam ter a seu favor.

Utilizando as ferramentas Mediacoach Desktop e Mediacoach Vision, realizam uma exaustiva análise de vídeo, considerando todos os aspectos técnicos e táticos, para simular e antecipar o que vai acontecer no jogo. “Treinador, descobrimos a maneira de quebrar a linha alta: veja como o adversário fez isso neste jogo”, por exemplo. Essas ferramentas de análise de vídeo permitem simular qualquer situação de jogo. Os analistas observam a abordagem de bola parada do adversário, como eles constroem ataques, que posições os jogadores-chave ocupam e quem mais contribui para o desempenho coletivo da equipe.

Ao mesmo tempo, usando os Relatórios Acumulados do Mediacoach como se fosse um tabuleiro de xadrez, as equipes ensaiam diferentes jogadas com base nos jogadores que preveem que iniciarão o jogo – ou que poderão sair do banco. Existem cenários com base no fato de um jogador específico estar em campo, ou se um determinado sistema tático é usado, ou se o oponente começa o jogo em um ritmo acelerado.

Dados de jogo em tempo real

Mas o Mediacoach não é muito útil apenas antes dos jogos, mas principalmente durante as partidas, em tempo real. Para se manter atualizado, a equipe técnica de Zidane e Koeman usa o Mediacoach Live e o Mediacoach Mobile. Os dois aplicativos para tablet e smartphone permitem monitorar todas as métricas de desempenho individuais e coletivas, com dados capturados até 25 vezes por segundo. Nada é deixado de lado.

Os dados são colocados a serviço do treinador como se fosse um centro de controle da Fórmula 1, utilizando painéis de dados já criados. Jogadores correndo mais rápido do que 24 km/h, mapas de calor dos oponentes com e sem posse, o número de passes sob pressão, % de sucesso em duelos aéreos, velocidade do jogador dentro e fora da posse… há uma gama infinita de parâmetros que pode ser visto.

Isso também permite que os treinadores físicos monitorem lesões e recomendem substituições. Quando um jogador ou uma equipe atinge um valor pré-definido, um alerta é acionado: por exemplo, no 72º minuto da partida o Mediacoach Live pode alertar o fisioterapeuta que um determinado jogador ultrapassou sua distância média percorrida em alta intensidade. Isso é imediatamente compartilhado com o técnico para que ele possa tomar a decisão que considerar mais adequada.

A câmera tática

Além de fornecer esses dados em tempo real, o Mediacoach oferece um sinal de vídeo adicional da Câmera Tática, que é uma tomada ampla que permite aos treinadores acompanhar a partida ao vivo, assistir novamente a um momento específico, analisar o posicionamento tático em cada fase do jogo e avaliar os espaços disponíveis que podem ser explorados.

Tudo isso mantendo contato permanente com a equipe que acompanha o jogo das arquibancadas, aproveitando esse ponto de vista para comunicar ao treinador as novidades.

Análises pós-jogo

Mesmo após o resultado do ElClásico ser conhecido, a Mediacoach continua trabalhando. Em poucos minutos os técnicos de ambas as equipes receberão os Relatórios Pós-partida, compostos por 56 páginas com gráficos, rankings e estatísticas que resumem o ocorrido durante os 90 minutos. É um raio-X completo para ajudar a analisar o que acabou de acontecer.

Somando-se a essa análise quantitativa, o Mediacoach Desktop e o Mediacoach Vision dividirão automaticamente o jogo em milhares de videoclipes nos quais cada uma das ações técnico-táticas pode ser visualizada: de reviravoltas que levaram a gols a posições defensivas que fecham no ataque, a ataques que levaram aos chutes em direção ao gol. Tudo isso será usado para revisar o plano de jogo e determinar as áreas a serem melhoradas.

Por sua vez, todos esses dados serão usados ​​para criar o Relatório Pré-jogo para a próxima partida, onde todo o processo começa novamente. Este é o sistema que é utilizado por todos os clubes da LaLiga ao longo da temporada: um ciclo virtuoso de novos dados que ajudam na preparação individual e, ao mesmo tempo, trazem valor acrescentado ao futebol espanhol.

Insights de mídia

Mas não são apenas as duas equipes que se preparam para o ElClásico. O Mediacoach também oferece um Relatório de Mídia de 14 páginas para jornalistas, influenciadores esportivos e comentaristas de parceiros de transmissão da LaLiga, enfocando os aspectos mais notáveis ​​do jogo e entregando-o em um formato amigável à mídia. Isso inclui estatísticas frente a frente explorando onde as equipes podem ter uma vantagem, os principais jogadores a serem seguidos e por quê.

A mídia encontrará informações como: o atacante que precisa de menos chutes para marcar fica contra a defesa que bloqueia mais chutes. Outros exemplos podem incluir o jogador que recupera mais a posse de bola, os alas com os sprints mais rápidos registrados ou o jogador com a maior precisão de cruzamento. Munidos dessas informações, os jornalistas estruturam suas matérias antes da partida ou criam fatos intrigantes para contar durante a transmissão.

Quando o duelo começa, o Mediacoach também fornece à equipe audiovisual da LaLiga estatísticas e dados de posição que podem ser convertidos em gráficos 3D avançados adicionados à transmissão da partida.

Compartilhe