Futebol

Premier League condena criação da Super League

Para ela, o torneio minaria o apelo de todo o jogo e terá um impacto profundamente prejudicial nas perspectivas imediatas e futuras do futebol inglês

Premier League condena criação da Super League

19 de abril de 2021

2 minutos de Leitura

Além da LaLiga, a Premier League foi outra a se posicionar fortemente contra a criação da Super League. O novo torneio terá a participação de Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid; dos italianos Internazionale de Milão, Juventus e Milan; e os ingleses Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham. Todos entrariam como fundadores. A LaLiga também já se colocou contra a competição.

A organização inglesa destacou, em comunicado, que “condena qualquer proposta que atente contra os princípios da competição aberta e do mérito desportivo, que estão no cerne da pirâmide do futebol nacional e europeu”.

Para a Premier League, a Super League minaria o apelo de todo o jogo e terá um impacto profundamente prejudicial nas perspectivas imediatas e futuras do futebol inglês e seus clubes.

Os fundadores justificam a criação da liga dizendo que “a pandemia global acelerou a instabilidade no modelo econômico do futebol europeu existente”. Segundo eles, “durante vários anos, os clubes fundadores tiveram o objetivo de melhorar a qualidade e a intensidade das competições europeias existentes ao longo de cada temporada e de criar um formato para os melhores clubes e jogadores competirem regularmente”.

Para participar do novo torneio, os fundadores receberão um montante de € 3.5 bilhões exclusivamente para apoiar seus planos de investimento em infraestrutura e para compensar o impacto da pandemia. Sobre os jogos, eles ocorriam no meio de semana com todos os times continuando a competir nas suas respectivas ligas, preservando o calendário tradicional de jogos domésticos. O formato prevê a participação de 20 equipes divididas em dois grupos de 10 equipes, com início no mês de agosto e término em maio, como acontece atualmente na Champions League.

“A Premier League tem o orgulho de organizar uma competição de futebol competitiva e atraente que a tornou a liga mais assistida do mundo. Nosso sucesso nos permitiu fazer uma contribuição financeira incomparável para a pirâmide do futebol nacional”, finalizou a organização inglesa.

Compartilhe